Ed. Física, perguntado por elloacaetana, 7 meses atrás

Realize uma abordagem ao tema de forma ampla, explique as principais diferenças entre exercícios físicos e atividade física, explique quais os tipos de capacidades físicas estão presente nas realizações de exercícios físicos, explique quais tipos de resistências e para que servem e por fim diferencie exercício aeróbico de anaeróbico.
Situação problema 1
Ana, jovem 22 anos, pretende começar a praticar exercícios físicos de forma padronizada, porém não conseguiu decidir qual tipo de prática irá seguir. O objetivo de Ana é: ganhar massa muscular, definir músculos e aumentar sua força.
observando a situação problema 1 elabore um breve texto indicando qual seriam os melhores tipos de exercícios para que Ana consiga suprir sua necessidade, além disso detalhe quais serão os tipos de capacidades físicas utilizada em cada exercício.
Situação problema 2
Claudia, 26 anos, está gravida, porém deseja continuar realizando exercícios físicos periodicamente buscando ter uma gestação saudável, e visando evitar o ganho excessivo de gordura. Claudia ainda não decidiu qual tipo de prática deverá seguir.
Observando a situação problema 2, ajude Claudia a decidir qual seria o melhor tipo de exercício para realizar no seu período de gestação.
Situação problema 3
Sthefanny, adolescente 13 anos, deseja iniciar a prática de exercícios físicos visando melhorar sua capacidade de resistência, ela tem como objetivo ser uma grande corredora de atletismo, porém ainda não conseguiu decidir quais tipos de práticas ajudariam a desenvolver sua capacidade de resistência.
Observando a situação problema 3, ajude Sthefanny a decidir qual seria o melhor tipo de exercício irá ajudar a desenvolver sua resistência.
me ajudem, eu imploro!!!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por dc6354827
1

Resposta:Qual a diferença entre atividade física e exercício físico? Atividade física é qualquer movimento feito pela musculatura que resulta em gasto energético. Exercícios físicos são atividades sistematizadas, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, geralmente ligado à saúde ou estética

. Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.

Apesar de a resistência física ser um conceito muito abrangente e ser dependente da atividade em questão (um maratonista comparado a um futebolista, por exemplo), podemos defini-la pela capacidade que o corpo tem de resistir à fadiga durante um esforço físico prolongado.

Ana:O problema é que a massa magra, como podemos chamar o conjunto de músculos, é difícil de ser conquistada e mantida. Deve-se investir desde cedo em exercícios de força, principalmente musculação. E o esforço deve ser regular e contínuo, já que a perda de músculos acontece muito mais rapidamente do que o ganho – estima-se que, a cada mês sem atividades físicas, perde-se o equivalente ao conquistado ao longo de três meses.

Não tem jeito: ficar sentado no sofá só vai aumentar a sua massa gorda, que é muito mais volumosa e, em excesso, traz diversos prejuízos para a saúde.

“O tecido muscular é hábil para aumentar ou diminuir de volume, tem capacidade fisiológica. Pode aumentar quando fazemos exercícios repetitivos ou diminuir, como, por exemplo, acontece com pacientes que ficam muito tempo internados em uma UTI e atrofiam a musculatura”, exemplifica a endocrinologista Melissa Barcellos Azevedo, chefe do Serviço de Endocrinologia do Hospital Mãe de Deus.

A boa notícia é que, além de beneficiar a saúde, ter mais músculos significa consumir mais calorias em repouso, conforme explica o treinador e nutricionista Éverton Bottega: “O tecido muscular tem uma demanda celular muito maior. Para se manter ativo, precisa de mais calorias do que a gordura.

Treinar de forma constante ainda colabora a “ensinar” o corpo a manter uma boa quantidade de músculos. Isso quer dizer que, mesmo após uma pausa nos exercícios, é possível retomar à velha forma com mais rapidez, graças a um mecanismo chamado de memória muscular. Ela pode ser definida como a capacidade do músculo de retornar ao que já conhece. Ou seja, ele se adapta rapidamente quando é estimulado”, diz Alessandro Gamboa, 2º vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região

Claudia :Ótimos exemplos de exercícios para praticar na gravidez são:

Caminhada. Ideal para mulheres que eram sedentárias antes de engravidar. ...

Corrida leve. Indicada para quem já praticava exercícios antes de engravidar. ...

Pilates. ...

Hidroginástica. ...

Bicicleta ergométrica. ...

Alongamentos. ...

Musculação leve.

Stehefanyy:Natação. A natação é um ótimo esporte para adquirir resistência física, o ideal é seguir uma rotina de treino fazendo três vezes por semana. Com o passar do tempo, você poderá aumentar a intensidade dos treinos, melhorando a velocidade e desempenho

Perguntas interessantes