realize um breve resumo de três fenômenos físicos. devem estar presentes no resumo: teorias, grandezas físicas e fórmulas envolvidas no estudo dos fenômenos
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Uma maçã caindo de uma macieira: a maçã cai por conta da gravidade, o que foi formulado por Newton no século XVII:
F = m*g, sendo F a força gravitacional que atua na maçã, g a gravidade local e m a massa da maçã. A gravidade pode ser calculada por:
g = G*m/r², sendo G a constante de gravitação universal, m a massa do planeta terra e r o raio do planeta terra. Atualmente estão em desenvolvimento algumas teorias modernas sobre atração gravitacional, dentre elas a teoria do gráviton: uma partícula presente na matéria responsável pela atração da massa pela massa
- Determinada quantidade de água fervendo: a água ferve porque o fogo (energia térmica) está aumentando a quantidade de energia entre as moléculas de água, até que a ligação entre as moléculas (pontes de hidrogênio) seja quebrada.
Aqui usamos: Q = m*c*Δt (1) e Q = m*L (2), sendo Q a quantidade de calor transferida para a água, m a massa de água, c o calor sensível da água, Δt a variação de temperatura e L o calor latente. É necessário que a água absorva uma energia suficiente para chegar ao ponto de fusão, geralmente a 100°C (fórmula 1) e, depois, mais uma energia suficiente para evaporar (fórmula 2)
- Um automóvel acelerando: é necessário que o automóvel vença o atrito do asfalto, de forma que:
Fr = Fauto - Fat, sendo Fr a força resultante sobre o automóvel, Fauto a força que ele faz ao acelerar, Fat a força que o atrito faz contra o movimento do carro. Se fizermos: Fr/m , em que m é massa do carro, achamos a aceleração α dele. Se o carro não conseguir vencer o atrito ele não anda. O atrito também pode dissipar energia, de forma que o carro perca velocidade: basta que o motorista não acelere e o atrito exercerá sobre o carro uma aceleração negativa, de forma que a velocidade diminua conforme a fórmula:
V = Vo - αt, sendo V a velocidade do carro, Vo sua velocidade inicial, α a aceleração do atrito e t o tempo