*realizar uma pesquisa sobre Regras do Tênis, numero de jogadores, como se joga onde foi inicializado o tênis e presença das técnicas e táticas utilizadas no tênis*
Soluções para a tarefa
Tênis
Presume-se para o tênis ou outro jogo que foi seu precursor, uma origem remotíssima, com vestígios nas civilizações egípcia e persa, muitos séculos antes de Cristo.
Entretanto, como origem histórica, aponta-se a criação na Índia, no ano de 1874, do jogo então denominado SPHAIRISTIKE, pelo major Walter Clopton do exército britânico, que patenteou o jogo baseado no “longue-paume”, jogo praticado na França nos séculos XV e XVI. Clopton inspirou-se neste jogo para criar o tênis e, após a boa receptividade do SPHAIRISTIKE na Índia, foi o mesmo levado para a Inglaterra, onde iniciou sua evolução técnica, transformando-se no “law-tenis”, e daí chegando ao ponto em que hoje se encontra.
Origem
Muito pouco se sabe sobre a origem do tênis. Alguns crêem que ele surgiu como uma variante dos antigos jogos de bola praticados por egípicios, gregos e romanos. Outros acreditam que o tênis deriva de um jogo romano chamado “harpastum”, que foi adaptado pelo país basco e recebeu o nome de “jeu de paume” porque a bola era batida contra um muro com a palma da mão.
LAWN TENNIS
Com o aparecimento da bola de borracha, em meados do século XIX, surgiu na Grã-Betanha o tênis ao ar livre, ou “Real Tennis”, bastante semelhante ao “court-paume”, mas sem paredes laterais e de serviço.
Em 1873, o major inglês Walter Wingfield em serviço da Índia, a pedido das ladies inglesas entendiadas por não terem o que fazer, estudou os jogos precurssores do tênis e introduziu alterações em suas regras.
Regras
Tênis
Sorteio
A definição de quem irá executar o primeiro saque do jogo deve ser feita por qualquer forma de sorteio. O vencedor do sorteio pode optar por executar esse primeiro saque ou então escolher qual lado da quadra preferirá jogar o primeiro game, obrigando assim seu adversário a executar o primeiro saque do jogo.
Saque
O jogador que inicia o ponto é o “sacador”. Seu adversário, que deve estar do lado oposto da rede, é chamado “recebedor”. Os dois trocarão de funções a cada game.
O let
Acontece um “let” quando houver qualquer tipo de interferência não prevista na disputa de um ponto ou na execução de um jogada, como o saque.
Exemplo: uma bola de outra quadra invade a quadra, a bola do sacador ou do pegador de bola cai involutariamente no chão, um papel voa sobre a quadra etc.
Ordem do serviço
Bola em jogo
A troca de lado.......
Um jogador perde um ponto se:
1. Como recebedor, a bola sacada toque qualquer coisa que vista ou carregue, antes de tocar o solo.
2. Enquanto sacador, cometa erro nas duas tentativas de saque.
3. Não consegue rebater a bola acima da rede.
4. Rebate a bola contra seu próprio lado da quadra, ou faz com que ela atinja uma instalação permanente ou acerte qualquer objeto fora das linhas que delimitam a quadra do seu oponente.
5. Ao golpear a bola, deliberadamente a carrega ou a conduz em sua raquete ou deliberadamente a toca com sua raquete mais do que uma vez.
6. O jogador ou sua raquete (na sua mão ou não) ou qualquer coisa que ele vista ou carregue toque a rede, poste, paus de simples, cabo, fita ou faixa ou o solo dentro da quadra do seu oponente, enquanto a bola estiver em jogo.
7. Golpeia a bola antes que ela tenha passado a rede.
8. A bola em jogo toque no jogador ou em qualquer coisa que ele vista ou carregue, exceto sua raquete na sua mão ou mãos.
9. Atira sua raquete e atinge a bola.
10. Deliberadamente e materialmente mude o formato de sua raquete durante o ponto.