Realizar o trabalho de pesquisa sobre um tipo de robô industrial, explicando sobre o seu funcionamento e área de aplicação (automotiva, saúde, etc.). Informar também qual o tipo do robô e o porquê da escolha deste robô como objeto de pesquisa. O trabalho deve ser realizado em um arquivo de texto, seguindo a formatação ensinada em sala de aula. Pode ou não conter fotos do robô informado. Não esquecer de colocar a bibliografia (site pesquisado) .
Soluções para a tarefa
ROBO COLABORATIVO
escolhi este robô porque achei muito interessante e que instalar um pouquinho sobre ele.
Robôs Colaborativos
O que é um robô colaborativo? – Existem ainda muitas dúvidas referentes à este assunto que precisam ser esclarecidas. Vou tentar tornar as coisas mais claras.
Colaboração
A definição literal de colaboração é: A ação de trabalhar com alguém para produzir ou criar algo; Que é o propósito exato dos robôs colaborativos. No entanto, o mal-entendido não é sobre o propósito ou uso do robô, mas sua funcionalidade ou mais precisamente como ele funciona. Na verdade, a maioria das pessoas pensa: um robô colaborativo é um robô que é usado sem enclausuramento e que pode trabalhar junto à seres humanos. Bem, sim, isso o tornaria colaborativo, mas não, não o torna um robô colaborativo! De acordo com as normas internacionais ISO 10218 parte 1 e parte 2, existem quatro tipos de características colaborativas para robôs.
Robô Colaborativo: principais vantagens dessa incrível máquina
robô colaborativo
Primeiramente, a definição de colaboração é: ato ou efeito de colaborar; trabalho feito em comum; cooperação, ajuda, auxílio. Esse é o ponto de partida para entender qual a função de um Robô Colaborativo.
O robô colaborativo é oriundo do robô industrial é e projetado para trabalhar sinergicamente com seres humanos, sem enclausuramento, otimizando operações repetitivas que gastam mais energia e que precisam de um pouco mais de especificidade.
Robôs Colaborativos são largamente utilizados na atual indústria, também conhecida como a Era da automação industrial, caracterizada pela integração dos processos de produção com o ambiente virtual por meio de modernas tecnologias como a robótica avançada, inteligência artificial, a ‘internet das coisas’, integração de máquinas, entre outras.
Vantagens do Robô Colaborativo
Ao contrário do que alguns pensam, o robô colaborativo não é inserido nas empresas para tirar o humano da sua área de trabalho, mas para somar forças na execução de tarefas que exigem esforço manual contínuo e assim permitir que a indústria progrida, em termos de processos e, consequentemente, faturamento.
Então, conheça agora outras vantagens dessa máquina e entenda como ela é introduzida no ambiente industrial.
1 O Robô Colaborativo é de fácil programação
A tecnologia desse modelo de robô permite a programação e operação sem complexidade. Essa é um dos maiores benefícios do robô colaborativo.
Diante disso, um operário comum consegue montá-lo e configurá-lo no seu padrão de trabalho deixando tudo previamente salvo. Assim sendo, evita-se que a rotina de trabalho seja interrompida por paradas desnecessárias e consequentemente que haja gasto desnecessário de tempo.
Além disso, um robô colaborativo é de fácil realocação. Seu peso, baixa complexidade de configuração e versatilidade permitem que, se necessário, ele possa ser transportado para outros setores da empresa, podendo operar onde há mais demanda em um dado momento.
2 Configuração Rápida
Inclusive, além de pouco complexa, a configuração do robô colaborativo também é rápida. O tempo de configuração médio gira em torno de algumas horas apenas, dependendo, claro, da tarefa que será formatado para realizar.
Dentro dessas configurações os robôs podem:
girar
mover
sentir
sensoriar
tomar decisões baseadas em machine-learning e inteligência artificial
E podem desenvolver aplicações como :
Pick and place
Empacotamento
Aparafusamento
Alimentação de máquinas
Montagem
Paletização
Separação
Soldagem
Colagem
E muito mais!
#3 Flexibilidade na Implementação
Com o robô colaborativo, a indústria não fica limitada a uma robótica específica.
Com estrutura leve e ocupando pouco espaço, essas máquinas são úteis em diversas aplicações. Desta maneira, a migração do robô colaborativo para novos processos é rápida e fácil, o que gera a agilidade necessária para automatizar praticamente qualquer tarefa manual, até mesmo aquelas com pequenos lotes ou rápidas substituições.
#4 Segurança do Robô Colaborativo
Os robôs colaborativos desempenham um papel muito importante na automatização de processos. Mas, de toda forma, a intervenção humana é indispensável.
Portanto, quanto maior a sincronia entre o homem e o robô, melhores são os resultados. Por isso, o fator segurança dessas máquinas é algo bastante importante.
E para garantir a segurança no ambiente de trabalho, já que robôs e humanos operam em colaboração, a norma técnica ISO/TS 15066 aborda alguns pontos na utilização dessas máquinas como as:.
Definições e características importantes de sistemas de controle de segurança;
Consideração dos riscos incluídos na aplicação;
Sistemas de segurança integrados e seu uso eficaz;
Requisitos para implementação de parada monitorada de segurança, direcionamento de mãos, monitoramento de velocidade e de separação, e limitação de força e potência;
Necessidade de uma Apreciação de Risco do sistema do robô e do ambiente conforme a NR 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos).
espero ter te ajudado ♥️