Biologia, perguntado por camillyarruda6939, 10 meses atrás

Realizando experiências, o anatomista italiano Galvani observou que as pernas de uma rã, morta e dissecada, quando ligadas aos terminais de uma máquina eletrostática, contraíam-se fortemente. Para ele, isso se devia à existência de uma eletricidade animal, teoria que publicou em 1791. Analisando as experiências de Galvani, o físico italiano Alessandro Volta concluiu que a eletricidade não se originava das pernas das rãs, mas da base metálica em que elas se apoiavam e da umidade presente nas experiências. Volta orientou suas pesquisas na procura de pares metálicos e soluções líquidas que gerassem eletricidade e, no ano de 1800, comunicou à Royal Society a descoberta da pilha. As pilhas que transformam a energia química em energia elétrica, embora úteis para o funcionamento de pequenos aparelhos, não são economicamente viáveis para produzir energia elétrica em grande escala. A possibilidade de transformar a energia mecânica em energia elétrica abriu enormes perspectivas para a utilização prática da eletricidade. (GASPAR, 2000, p.141). Com base nas informações do texto e em conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, é correto afirmar: (01) Uma pilha constituída por zinco metálico (E0ed Zn =- 0,76V) e uma pasta úmida contendo óxido de mercúrio II (E0ed Hg = +0,85V) e hidróxido de potássio possui ddp igual a +1,61V. (02) A solução 0,1mol/L de ácido fluorídrico, Ka=3,5.10-4, é mais eficiente para a condução de corrente elétrica do que uma solução de ácido etanoico, Ka=1,8.10-5, de igual concentração. (04) Os elétrons livres em uma pilha formada por uma placa de cobre e outra de zinco, imersas em uma solução de ácido sulfúrico, deslocam-se, espontaneamente, para pontos de maior potencial elétrico. (08) A eletricidade obtida a partir da utilização de uma queda d’água com uma turbina capaz de acionar um gerador, envolve transformações de energia nas formas potencial, cinética e elétrica. (16) O trabalho realizado pela força elétrica, durante o deslocamento dos elétrons livres em uma pilha, depende da trajetória descrita pelos elétrons. (32) Os anfíbios adultos, como as rãs, possuem coração tricavitário, com um ventrículo que bombeia o sangue, um átrio que recebe o sangue oxigenado dos pulmões e outro átrio que recebe o sangue venoso do corpo. (64) O ovo amniótico foi uma aquisição evolutiva que permitiu aos anfíbios realizar, com sucesso, a transição para o ambiente terrestre.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
0
Olá!!


As respostas corretas são:

(01) Uma pilha constituída por zinco metálico (E0ed Zn =- 0,76V) e uma pasta úmida contendo óxido de mercúrio II (E0ed Hg = +0,85V) e hidróxido de potássio possui ddp igual a +1,61V.

02) A solução 0,1mol/L de ácido fluorídrico, Ka=3,5.10-4, é mais eficiente para a condução de corrente elétrica do que uma solução de ácido etanoico, Ka=1,8.10-5, de igual concentração.
 

(04) Os elétrons livres em uma pilha formada por uma placa de cobre e outra de zinco, imersas em uma solução de ácido sulfúrico, deslocam-se, espontaneamente, para pontos de maior potencial elétrico.

(08) A eletricidade obtida a partir da utilização de uma queda d’água com uma turbina capaz de acionar um gerador, envolve transformações de energia nas formas potencial, cinética e elétrica.

(32) Os anfíbios adultos, como as rãs, possuem coração tricavitário, com um ventrículo que bombeia o sangue, um átrio que recebe o sangue oxigenado dos pulmões e outro átrio que recebe o sangue venoso do corpo.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As respostas erradas e com justificativas são:



(16) O trabalho realizado pela força elétrica, durante o deslocamento dos elétrons livres em uma pilha, depende da trajetória descrita pelos elétrons.

R: Afirmativa falsa.  Pois esse deslocamento das cargas/elétrons ocorre por causa da tensão elétrica. Também conhecida por ser um tipo de diferença de potencial elétrico. Fazendo com que os elétrons do polo negativo sigam em direção aos do polo positivo.


(64) O ovo amniótico foi uma aquisição evolutiva que permitiu aos anfíbios realizar, com sucesso, a transição para o ambiente terrestre.

R: Afirmativa falsa. Pois o ovo amniótico surgiu primeiro nos répteis e não nos anfíbios, fazendo com o que os mesmos conseguissem habitar na terra. O ovo possui um tipo de fluido que faz a proteção do embrião, esse fluido é chamado de âmnio. Fazendo com que esse ovo consiga ficar hidratado em locais mais áridos, e evitando que o mesmo sofra choques mecânicos.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Respondido por rafaeldossantosfranc
0

Resposta:

Uma pilha constituída por zinco metálico (E0ed Zn =- 0,76V) e uma pasta úmida contendo óxido de mercúrio II (E0ed Hg = +0,85V) e hidróxido de potássio possui ddp igual a +1,61V.

Explicação:

Perguntas interessantes