realização da avaliação física é de fundamental importância. Por meio dela é possível identificar o real estado do condicionamento físico do indivíduo, doenças pré-existentes e assim, prescrever um programa de treinamento adequado. Existem diferentes métodos para avaliar as valências físicas. TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019. De acordo com o texto acima e o material didático, analise as afirmativas abaixo: I. O consumo máximo de oxigênio é um tipo de teste que analisa a valência física da força e resistência. II. Ao realizar um teste físico, é dever do profissional de Educação Física informar e descrever o objetivo da avaliação para seu aluno. III. É dever do profissional se atualizar em todas as áreas da Educação Física
Soluções para a tarefa
Resposta:I. O consumo máximo de oxigênio é um tipo de teste que analisa a valência física da força e resistência.
II. Ao realizar um teste físico, é dever do profissional de Educação Física informar e descrever o objetivo da avaliação para seu aluno.
Explicação:
número I e II
Resposta: II e III, apenas.
Explicação: LIVRO INTERVENÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA (paginas 125, 133 e 176)
Consumo máximo de oxigênio: a avaliação do VO2 max permite que seja estimada a aptidão cardiorrespiratória dos indivíduos e é um dos mais utilizados. Avalia qual o maior valor de captação, de transporte e de utilização de oxigênio pelo organismo (LANCHA JUNIOR; LANCHA, 2016).
Após a realização das avaliações, o feedback é importante, uma vez que, ao demonstrar o resultado aos seus atletas/clientes, é possível verificar ou não a eficácia dos treinamentos, para alterá-los de modo a melhorar o desempenho almejado.
Dever de atualização (Além da formação legal, é indispensável o aprimoramento contínuo para que se possa desempenhar com maestria as intervenções propostas. É preciso estar atento às inovações e aos avanços tecnológicos e científicos que ocorrem continuamente em determinada profissão. Assim, a atualização profissional se torna fundamental para que se possa conhecer e empregar, com perícia, novas técnicas e procedimentos pertinentes à ação profissional. Esta pode ocorrer a partir da leitura e da análise contínua de publicações científicas da área, da participação em congressos e simpósios científicos, bem como em cursos de especialização).