História, perguntado por netoteco, 8 meses atrás

razões econômicas expansão marítima século XV​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

Respondido por starshavescars
0

Resposta:

A passagem da Idade Média para a Idade Moderna, decorrente das crises do feudalismo, significou a transição de uma economia de subsistência para uma economia baseada nas transações comerciais.

É neste momento que o sistema capitalista ascende em sua primeira fase: o Mercantilismo.

Nessa nova política econômica, o sucesso das monarquias nacionais estava atrelado à quantidade de metais preciosos que estas possuíam (metalismo). Por isso, quando passaram por um momento de escassez desses metais, as potências europeias decidiram enfrentar os mares em busca de ouro e prata.

Além disso, é também nesse período que se inaugura a ideia da chamada balança comercial favorável, que tinha como princípio o esforço para que a exportação da nação fosse sempre maior que a importação, impulsionando a busca por novos mercados de consumo.

Outro fator econômico essencial para o começo da expansão marítima foi a busca, de nações como Portugal e Espanha, pela retomada do lucrativo comércio com o Oriente.

Se durante a Idade Média esse comércio pôde acontecer com mais facilidade, no século XV eram as cidades independentes de Gênova e Veneza que comandavam a navegação do mediterrâneo.

Além disso, quando, em 1453, os turcos otomanos conquistaram Constantinopla, a rota para o Oriente pela região do Golfo Pérsico também ficou inviável.

A saída para os reinos europeus, acabou sendo uma empreitada marítima na busca de rotas alternativas que permitissem o comércio com as Índias sem a mediação dos italianos ou muçulmanos.

Explicação:

Perguntas interessantes