Ed. Física, perguntado por agenteisagame, 11 meses atrás

Rasismo nos esportes, reflita e comente

Soluções para a tarefa

Respondido por RaikeWhite
3

Resposta:

Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos.

Entende-se por racismo no futebol qualquer prática racista (normalmente xingamentos ou algum tipo de sinal) realizada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida. Isso tende a acontecer com certa facilidade mesmo havendo a pressão da mídia e da sociedade contra esses casos porque o futebol é um esporte que facilmente une pessoas de todas as "raças", considerando-se principalmente afrodescendentes e eurodescendentes. Apesar de estar voltado para uma situação em particular (o jogo de futebol), é considerado como racismo normal e punido da mesma forma que qualquer outra manifestação racista contra a pessoa.

Minha opinião:

Infelizmente, atos como os relatados acima têm se tornado cada vez mais comuns no futebol dentro e fora dos gramados. A situação é bastante grave e merece a nossa atenção. As arquibancadas dos estádios têm se tornado palco para que boçais travestidos de “torcedores” utilizem o anonimato da multidão para fazer o que quiserem e saírem impunes quando as câmeras da TV não os pegam em flagrante.

Não adianta apenas enxergar essa questão como um “fato isolado” ou como “coisa de torcedor inflamado” como alguns jornalistas sugerem. Não adianta punir o clube com jogos com portões fechados, multas e até mesmo a exclusão das competições como alguns especialistas em direito desportivo sugerem. Precisamos sim falar sobre racismo no futebol. Diminuir esse problema ou transformá-lo em assunto de menor importância só evidencia a nossa conivência com quem pratica esses atos e a nossa preocupação em “esconder a poeira debaixo do tapete” e seguir com o jogo.

Bom essa é minha opinião,e eu espero ter ajudado!!

Perguntas interessantes