Rascunho de Brasil: como era o país em 1808 Até 1808, os brasileiros comiam com as mãos e viviam numa terra sem universidades, imprensa ou médicos. Com a chegada da corte ao Rio de Janeiro, a colônia começou a ficar com cara de país [...] A fuga do príncipe regente Dom João e de todo o aparato estatal português para cá, entre o fim de 1807 e o começo de 1808, deu os primeiros passos para acabar com esse marasmo (o que colocaria a colônia, sem querer, no caminho da independência). Portugal tinha virado alvo de Napoleão por causa da sólida aliança do país com a Inglaterra. Enquanto expandia seus domínios pela Europa, o imperador da França enfrentava uma guerra prolongada com os britânicos e queria expulsá-los dos portos da Europa. Como Portugal era um dos poucos países ainda abertos à Marinha inglesa, Napoleão pressionava Dom João a abandonar seus velhos aliados. Quando Dom João finalmente aprovou a retirada estratégica, a situação logo virou um deus-nos-acuda. Os cerca de 40 navios carregavam um amontoado de cerca de 11500 pessoas. A frota, escoltada pelos britânicos, deixou Lisboa em 29 de novembro de 1807, quando o Exército francês já estava entrando na capital. A comitiva aportou em Salvador em 22 de janeiro de 1808. Antes de rumar para o Rio de Janeiro, Dom João ficou pouco mais de um mês na Bahia. Foi apenas o tempo estritamente necessário para se recuperar da travessia e emitir a famosa ordem de abertura dos portos brasileiros às “nações amigas” – leia-se Inglaterra –, acabando com o monopólio naval português por aqui. [...] E a primeira mudança de peso a afetar uma colônia que estava, sob muitos aspectos, parada no tempo. [...] a) Cite o motivo da vinda da Corte Portuguesa para o Brasil. B) Como era a situação econômica, social e cultural da colônia portuguesa e de seus habitantes, antes da chegada de Dom João? C) Qual foi a importância da abertura dos portos para a colônia portuguesa?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
a ) pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.
c ) O Decreto de 28 de janeiro de 1808, assinado pelo Príncipe Regente D. João VI, abria os portos brasileiros às nações amigas. Na prática, isso significou o rompimento com o chamado Pacto Colonial que garantia exclusividade aos comerciantes portugueses nas transações dos produtos demandados pela colônia.
Explicação:
so achei essas :3
Bons Estudos !
nicolasrpalermo:
nice neném <3
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás