História, perguntado por uBrunaldinho, 9 meses atrás

RAPIDO PFV! | Roger Casement era um idealista. Acreditava que o comércio, a religião e as instituições políticas e sociais europeias poderiam tirar a África do atraso e da selvageria em que vivia. Em 1884, aos 20, partiu em uma expedição patrocinada pelo rei Leopoldo II da Bélgica. A finalidade era preparar a região – que um ano mais tarde se tornaria o Estado Livre do Congo, uma concessão da coroa belga – para a chegada dos exploradores e comerciantes europeus. Bastou pouco tempo ali para que Casement percebesse que a presença europeia na África não tinha nada de civilizatória.


Seu trabalho ganhou notoriedade e o levou, alguns anos mais tarde, para outro cenário deplorável: a Amazônia peruana, onde os capatazes de uma grande empresa produtora de borracha exploravam o trabalho indígena. Mais uma vez, Casement denunciou o trabalho escravo e o extermínio dos índios naquela região. Ele foi homenageado, reconhecido internacionalmente como humanista e condecorado cavaleiro (sir) pela coroa inglesa. Mas enquanto fazia seu trabalho, começou a se questionar se a sua Irlanda natal também não havia sido subjugada pelo império britânico.


Sobre a história de Roger Casement e sua relação com o Congo Belga, responda:


1) Por que um idealista como Casement percebeu que as instituições europeias (religião, modelo político, econômico e social), ditas civilizatórias, não pretendiam "modernizar" a África?


2) Em sua opinião, os processos imperialistas no continente africano foram positivos ou negativos? Justifique sua resposta.


3) Quem foi Leopoldo II e por que movimentos sociais, como o Black Lives Matter entre outros, criticam sua imagem?


(Sua resposta:)

Soluções para a tarefa

Respondido por artorias9099
1

Resposta:

Explicação:

Respondido por martinsg2014rs
3

1) Pois ele viu que na verdade o rei Leopoldo II estava escravizando os congoleses para a extração de marfim e borracha e não queria ajudar a população congolesa a se desenvolver.

2) Não, pois além de escravizar os congoleses o rei Leopoldo II estava os tratando como animais.

3) Ele foi soberano do Estado Livre do Congo. Porque ele fez coisas desumanas no Estado Livre do Congo enquanto o mundo pensava que ele estava ajudando os congoleses.

Perguntas interessantes