(rapido!!)Explique a intensa relação entre Tóquio e Osaka e o surgimento da megalópole
japonesa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Atualmente, o maior exemplo de megalópole do mundo está no Japão, interligando as metrópoles de Tóquio, Osaka e Kitakyushu, além de centenas de outras cidades que compõem o seu entorno. Essa região abriga quase 80% da população japonesa, evidenciando o caráter altamente desenvolvido de suas estruturas e de seus espaços.
Inicialmente, esse fenômeno restringia-se aos países desenvolvidos, mas vem também se estendendo aos países subdesenvolvidos, tais como o Brasil e o México. Na região Sudeste brasileira, encontra-se uma das maiores megalópoles do mundo, envolvendo as metrópoles do Rio de Janeiro e São Paulo, além de Campinas, a Baixada Santista e todas as cidades circundantes, totalizando 232 municípios.
A formação das megalópoles é a evidência das transformações socioespaciais provocadas pelos avanços do meio técnico-científico informacional, além de corresponder às bases estruturais do processo de Globalização, uma vez que são nesses espaços que se concentram as principais atividades econômicas e as sedes dos poderes das grandes corporações mundiais.
Explicação: