Português, perguntado por Christina5961, 1 ano atrás

Rap da Felicidade – Cidinho e DocaEu só quero é ser felizAndar tranquilamente na favela onde eu nasci, éE poder me orgulharE ter a consciência Que o pobre tem o seu lugar(...)Minha cara autoridade,eu já não sei o que fazerCom tanta violênciaeu tenho medo de viverPois moro na favelae sou muito desrespeitadoA tristeza e a alegriaaqui caminham lado a ladoEu faço uma oraçãopara uma santa protetoraMas sou interrompidoa tiros de metralhadoraEnquanto os ricos moramnuma casa grande e belaO pobre é humilhado,esculachado na favelaJá não agüento maisessa onda de violênciaSó peço, autoridade,um pouco mais de competência. (...)Exercícios de interpretação da música:1. Que mensagem essa música se propõe a transmitir?2. Quais os sentimentos que o eu-lírico revela ao cantar os versos da música?3. Pode-se afirmar que a música é uma crítica aos governantes do nosso país? Explique.4. Identifique nesse trecho da música:a) Número de estrofes:b) Número de versos:c) Localize as rimas (em quais versos de cada estrofe?).5. O "Rap da Felicidade" fe muito sucesso em todo Brasil. No entanto, a maioria dos ouvintes não moram em favela. Na sua opinião, por que as pessoas se identificam com a música?Preciso urgentemente das respostas de cada pergunta, ficarei muito grata se responderem elas estando certa cada uma. <3


freemilly: desculpe-me mais a quinta questão n da para identificar pois nao esta organizado em estrofes e versos desculpe

Soluções para a tarefa

Respondido por freemilly
230
1 questao;ela transmite que a  muita  violecia que ha um alto nivel de perigosidadade  por onde voce passa,que a discriminaçao com pessoas que moram em areas de riscos,favelas                                                                    2 questao;revela a tristeza por ter tanta violencia,tanta discriminaçao nesse mundo julgar porque a pessoa nao mora em um bairro nobre,em  predios de altissimo  luxo                                                                                                   3 questao; sim pois esta criticando a falta de condulta de nossos governantes de nao atar com as providencias  contra a violencia                   
5 questao;porque realmente a muita violencia e muita discriminaçao e as pessoas que ja passaram por isso sabem muito bem como e horrivel a vida com tanta discriminaçao e violenia espero  ter ajudado

Respondido por Matheusieti
3

1 - A canção "Rap da felicidade" dos Mc's Cidinho & Doca nos mostra o cotidiano do indivíduo que mora em um ambiente segregado, as comunidades, ou favelas e morros, na linguagem popular.

A música fala sobre consciência e é uma forma de ato político, apresentando uma letra que pede a paz, através do amor e da "tranquilidade" que os Mc's colocam nos versos.

Qual a importância dos cantores da canção?

Cidinho & Doca são duas das principais referências do funk nacional e tem uma grande contribuição inclusive para o crescimento do rap, gênero hoje que é um dos principais do Brasil.

Mais sobre a desigualdade social:

https://brainly.com.br/tarefa/3361661

2 - Na canção, o Eu lírico transmite a tristeza, onde o preconceito, a violência são uma das maiores preocupações para os moradores.

Como podemos notar as favelas?

O crescimento dos morros e favelas se deu devido a desigualdade, gerando assim as favelas, que, ao longo do tempo sem a manutenção do estado passou a dar vida ao tráfico desenfreado e consequentemente um aumento na violência, prejudicando a sociedade como um todo pela falta de organização da segurança pública e investimentos na educação e qualidade de vida.

Mais sobre a violência:
https://brainly.com.br/tarefa/19082998                                                        

                                                                                             

3 - Sim. A música é um claro questionamento ao Estado e a prática que segrega milhões de indivíduos nas diferentes favelas e periferias de todo o Brasil.

Como notamos a segregação?

A segregação socioespacial é um termo utilizado para evidenciar o destacamento das camadas financeiramente mais ricas para as mais pobres. No Rio de Janeiro, a segregação se dá em relação ao espaço nas zonas nobres como Zona sul e o subúrbio assim como a Baixada Fluminense. Podemos citar a discriminação como um outro ponto, incluindo a segregação que pode ser econômica e na maioria das vezes tem haver com o racismo ou a xenofobia.

Como combater o racismo:
https://brainly.com.br/tarefa/22845124

4 - A canção "Rap da Felicidade" tem cerca de 20 estrofes e cerca de 78 versos.

Como entendemos o esquema de rimas?

Dentre os esquemas de rimas que existem podemos citar: o de rimas opostas, o de rimas emparelhadas, o de rimas alternadas, o de rimas encadeadas, entre outros esquemas mais complexos.

As rimas e os poemas tem grande contribuição para a sociedade que vivemos hoje, a literatura faz parte do nosso cotidiano, por isso, quando pensamos imensidão da produção literária que diversos pensadores desenvolveram até hoje, notamos que ela também estará presente na fora do âmbito da produção artística, possuindo diferentes vertentes musicais por exemplo.

Mais sobre o movimento urbano:

https://brainly.com.br/tarefa/611164

5 - as pessoas se identificam com o "Rap da felicidade" por alguns motivos, dentre eles temos a lembrança da década de 90, onde existiam os grandes bailes de funk, assim como o surgimento de grandes produtoras de Funk como a "Furação 2000", a identificação com o espaço periférico e a favela como um todo.


Como notamos a referência dessa música nos dias de hoje?

A partir do momento que a canção ainda conversa com o público, podemos afirmar que o descaso das autoridades em relação aos espaços periféricos é recorrente, e músicas que façam um contraponto a este fato, são lembradas como verdadeiros movimentos para a cultura. Sim, o funk é cultura.

Mais sobre o funk:

https://brainly.com.br/tarefa/25336484


#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes