“Raoul Wash dizia que ‘se você não tem a história, você não tem nada!’. O diretor de Hollywood é um homem do entretenimento: seu negócio é contar histórias. Em consequência disso, ele está atrelado a convenções e estereótipos, fórmulas e clichês, limitações que foram codificadas em gêneros específicos”.
SCORSESE, M.; WILSON, M. H. Uma viagem pessoal pelo cinema americano.
“Os filmes da Vera Cruz trouxeram um inegável avanço na qualidade técnica do cinema brasileiro. Seus técnicos formaram uma verdadeira escola de cinema, e o estúdio foi, sem dúvidas, uma fábrica de filmes que procurou atender a todos os gostos. Além de dramas, comédias, policiais e romances históricos, a Vera Cruz legou para nosso cinema dois gêneros: os ‘filmes de cangaço’, dos quais o Cinema Novo iria beber na fonte; e ‘os filmes caipiras’, criados como veículo para o fantástico Mazzaropi”.
MARTINELLI, S. et al. Vera Cruz: imagens e história do cinema brasileiro.
“Como diretriz ampla da Cinédia, o filme calcado na fluidez narrativa deveria se casar às preocupações com os atributos da nacionalidade, com o que caracterizaria o brasileiro e sua cultura em amplo sentido. As produções trouxeram traços do que viria a ser conhecido como chanchada; respondendo, sobretudo, ao questionamento sobre a reforma dos comportamentos e questionamentos da sociedade tradicional. Fez-se um cinema popular”.
CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil. Cinédia, 75 anos.
Os trechos acima versam sobre algumas características do cinema de estúdios. Com base nesses apontamentos, é possível afirmar que:
Escolha uma:
a. O star system foi exclusivo de um tipo de produção não definida por narrativas genéricas e de convenções.
b. As narrativas de gênero não representaram quantidade significante de filmes de estúdios, que preferiam produções em preto e branco.
c. Os estúdios desenvolveram um cinema de gênero, mas isso ocorreu apenas no contexto paulista da Vera Cruz.
d. Os estúdios estadunidenses não trabalhavam com os conceitos de arte presentes nos estúdios brasileiros.
e. As narrativas de gênero formaram a base do cinema industrial dos estúdios, tanto nos Estados Unidos, como no Brasil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Letra E - As narrativas de gênero formaram a base do cinema industrial dos estúdios, tanto nos Estados Unidos, como no Brasil.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás