Raios são fenômenos de natureza elétrica que estão relacionados à movimentação de partículas subatômicas. Explique essa relação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A indução pelo acúmulo de elétrons atrai eles. Eles polarizam e neutralizam as regiões e acabam por percorrer um caminho.
Explicação:
1) Partículas subatômicas:
Elas são, a título de ensino médio, os prótons (+) e nêutrons (sem carga) presentes no núcleo e os elétrons (-) que ficam em órbita ao redor do núcleo no que é denominado eletrosfera, como mostra a imagem.
2) Eletrificação em nuvens:
O elétron em órbita ao redor do núcleo está, a grosso modo, desgovernado.
Ele se aproxima do núcleo por ter carga negativa (oposta do + do núcleo) mas logo ele é repelido de volta para longe porque se aproxima demais de outros elétrons que têm a mesma carga que ele.
Isso faz com que ele fique em um vai e vem "rodeando" o núcleo de forma aleatória. Porém, todos os outros elétrons também fazem isso e, por um milésimo de segundo, eles se concentram em um dos lados do átomo e deixa um lado dele mais negativo e outro menos negativo, polarizando o átomo, que pode até perder elétrons do lado mais negativo.
3) Os raios:
É este último mecanismo que inicia um raio. Quando acontece a polarização generalizada de átomos, eles se concentram em uma região, deixando o ar ao redor ele mais positivo por indução.
Como a indução torna o ar mais positivo, os elétrons são atraídos por essa pequena região e passam/andam para ela, deixando a região logo atrás neutra novamente. Eles vão polarizando e despolarizando o ar próximo deles e, por isso, fazem um caminho que sai das nuvens do céu em direção ao solo.
São tantos elétrons juntos que é possível ver, e a esse fenômeno damos o nome de raios.
Leia mais sobre polarização e indução em https://brainly.com.br/tarefa/4233404