História, perguntado por jhonathansouzachagas, 11 meses atrás

Rainha que promoveu o Massacre da Noite de São Bartolomeu: a) Isabel I, a “Rainha Católica” b) Joana, a “Louca” c) Maria I, vulgo “Maria Sangrenta” d) Elizabeth I, a “Rainha Virgem” e) Catarina de Médici, da França

Soluções para a tarefa

Respondido por maaduh99
3

Boa tarde !! :)

Resposta correta: E

Vamos entender a história:

Na Noite de São Bartolomeu de 1572, os católicos massacraram os huguenotes na França. Somente em Paris, três mil protestantes foram exterminados nessa noite. A violência estava espalhada por todo o país, o número de huguenotes mortos foi de dezenas de milhares.

Poucos dias antes, era calmo o ambiente na capital. Celebrara-se um matrimônio real, que deveria encerrar um terrível decênio de lutas religiosas entre católicos e huguenotes. Os noivos eram Henrique, rei de Navarra e chefe da dinastia dos huguenotes, e Margarida Valois, princesa da França, filha do falecido Henrique 2º e de Catarina de Médici.

Margarida era irmã do rei Carlos 9º. Alguns milhares de huguenotes de todo o país – a nata da nobreza francesa – foram convidados a participar das festas de casamento em Paris. Uma armadilha sangrenta, como se constataria mais tarde.

O rei Carlos foi pressionado por sua mãe, Catarina. Carlos vacilou, ficou inseguro. Mas cedeu, finalmente, e ordenou a execução de Coligny. E exigiu, de repente, um trabalho completo: não deveria sobrar nenhum huguenote que pudesse acusá-lo posteriormente do crime. Coligny foi assassinado com requintes de crueldade na noite de São Bartolomeu. Com ele, milhares de pessoas que professavam a mesma fé.

Respondido por eduardoluizgg345
0

Resposta:

F chat

Explicação:

Perguntas interessantes