Rafaela e seus colegas aprenderam um método para determinar alturas inacessíveis. Veja como funciona tomando como exemplo o cálculo da altura de uma torre. Supondo que uma régua tem 30 cm e está a 45 cm do rosto de Rafaela, calcule a altura aproximada da torre. Ps:. A distância da Rafaela para torre é de 68 m
Soluções para a tarefa
Essa questão trata de proporcionalidade entre medidas. Note que o referencial para responder essa questão é o rosto de Rafaela, pois uma régua que possui 30 centímetros está a 45 centímetros do rosto dela. Assim, essa proporção deve ser mantida para a torre, que está a 68 metros de Rafaela. Utilizando as medidas em relação a régua em metros (dividimos por 100), igualamos as seguintes frações, sendo h a altura da torre. Depois, multiplicamos cruzado e podemos determinar o valor de h.
Portanto, a torre possui altura de 102 metros.
• Temos um exercício de proporção.
O exercício pede a altura da torre, sabendo que a régua tem 30 cm e está a 45 cm do rosto de Rafaela.
• O que é proporcionalidade?
Proporção é quando se mantém uma relação constante entre o que está sendo considerado. Exemplo: podemos dizer que a proporção de átomos de hidrogênio se mantém constante em relação aos átomos de oxigênio na molécula da água, que é de 2 átomos de hidrogênio para um de oxigênio.
• Como resolver esse exercício?
Para que haja proporcionalidade, a altura da torre deve estar em proporção com a régua de 30 cm = 0,3 m a uma distância de 45 cm = 0,45 m do rosto de Rafaela. Para isso, nos é dada a distância da torre até a menina. Faremos, então:
X ( 0,45 ) = 0,3 ( 68 )
0,45X = 20,4
X = 45,33 metros
• Qual a resposta?
45,33 metros
Aprenda mais em:
brainly.com.br/tarefa/25547957
brainly.com.br/tarefa/25550741
Bons estudos!
=]