Direito, perguntado por rafinhaassis, 1 ano atrás

Rafael trabalha na Empresa “2 irmãos”, cujos sócios são os irmãos Marcela e Otávio, há 5 anos. Após uma discussão acalorada entre os dois, Rafael resolveu tentar ajudar a situação e conversar com Otávio sobre a briga. Sua intenção não foi bem entendida e Otávio entendeu que Rafael queria se aproveitar da situação para maldizer sua irmã. Em conversa com Marcela ambos chegaram à conclusão de que era melhor proceder à dispensa de Rafael, uma vez que nenhum dos dois tinha apreço pelo empregado. Considerando o texto, caso eles resolvam realmente dispensar Rafael, qual será o tipo de rescisão? A dispensa é interessante nesse caso?

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
30

A rescisão de Rafael não é uma vantagem para a empresa, que deverá arcar com todos os custos de sua dispensa por não se tratar de uma despesa em justa causa.

A dispensa por motivo pessoal não constitui um dos fatores da justa causa, por isso o empregador tem o ônus de pagar todas as verbas rescisórias.

É importante avaliar se o trabalho desempenhado pelo funcionário realmente prejudicava a empresa ou se é o fator emocional.

Respondido por kelmy14
22

Resposta:

A rescisão do Funcionário Rafael não será de certa forma muito inteligente para os irmãos Marcela e Otávio, só pelo motivo de tentar apaziguar um desentendimento entre Sócios, é preciso averiguar todos os pontos profissionais dentro da empresa, tais como: o funcionário já tem cinco anos de registro, sem nenhuma advertência negativa, não caberia os sócios virem demitir Rafael por motivos emocionais, mas sim por motivos profissionais se assim tivesse, sem contar que a dispensa do mesmo acarretará gastos rescisórios para a empresa e teria que efetuar nova contratação e novo treinamento, ou seja, dispensar Rafael sem justa causa não é nada interessante para a empresa de Marcela e Otávio.

Perguntas interessantes