Química, perguntado por luisantonio12, 1 ano atrás

RADIOATIVIDADE

O que é ?
Onde é usada ?
Vantagem ?
Desvantagem

Soluções para a tarefa

Respondido por levy2001
17
Vantagens e DesvantagensRadiação é o efeito químico proveniente de ondas e energia calorífera, luminosa etc. Existem três tipos de radiação: raios alfa e raios beta, que têm a absorção mais fácil, e raios gama, que são muito mais penetrantes que os primeiros, já que se tratam de ondas eletromagnéticas. 

A radioatividade apresenta funcões em diversas áreas—a maioria, pouco divulgadas.Ela pode ser utilizada na Medicina(em tratamentos de queimaduras e câncer, por exemplo); na esterilizacão de material cirúrgico; na conservacão de alimentos; em cálculos sobre a densidade de certos materiais; na busca por petróleo; etc.
Respondido por Usuário anônimo
30
A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, que pode impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência e atravessar corpos opacos à luz.


Pode ser usada em vários recursos medicinais: nos Raios-X, pois a radiação tem a capacidade de atravessar matérias; usa-se em radioterapias ou na esterilização de material médico.   Nas indústrias ela é utilizada para obter energia nuclear ou para radiografar peças mecânicas; em caso de indústria alimentícia, ela é utilizada para evitar o apodrecimento das frutas ou que brotem ramificações, podendo armazená-las por um longo período.

Vantagem:
Ela pode ser utilizada na Medicina(em tratamentos de queimaduras e câncer, por exemplo); na esterilizacão de material cirúrgico; na conservacão de alimentos; em cálculos sobre a densidade de certos materiais; na busca por petróleo; o custo-benefício do combustível - que evidencia o seu alto potencial energético; a promoção do desenvolvimento cientifico através do uso de fontes alternativas; e o fato de não contribuir para o aquecimento global.

desvantagens: O alto poder de contaminação dos resíduos nucleares implica cuidados muito específicos que, se não cumpridos, podem causar danos graves a população e ao meio ambiente local, afetando-os por gerações. Para piorar a situação, o lixo produzido nas usinas pode durar até 100 mil anos, sendo necessárias políticas de longo prazo.

Perguntas interessantes