Radioatividade é a denominação recebida em razão da capacidade que certos átomos têm de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis para adquirir estabilidade. Considerando a informação apresentada, assinale a alternativa correta.
2 pontos

A emissão de partículas alfa (α) e beta (β) pelo núcleo faz o átomo radioativo de determinado elemento químico se transformar num átomo de um elemento químico diferente.
Partículas alfa (α) são partículas denominadas “pesadas”, com carga elétrica positiva, constituídas de 2 prótons e de 2 nêutrons (como em um núcleo de hélio).
A radiação gama (γ) apresenta um pequeno poder de ionização, pois este depende quase exclusivamente da carga elétrica; assim, a radiação (γ) praticamente não forma íons.
Os danos causados aos seres humanos pelas partículas alfa (α) são considerados pequenos, uma vez que tais partículas podem ser detidas pelas camadas de células mortas da pele.
O poder de penetração da radiação gama (γ) é considerado pequeno e pode ser detido por uma folha de papel ou uma chapa de alumínio de espessura menor do que 1 mm
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: a), b), c), d)
Explicação: a) as partículas alfas são compostos por prótons e quando um átomo emite partículas alfa, ele perde prótons e por isso se torna um átomo de outro elemento, as partículas betas são emitidas quando um nêutron é "destruído" e quando isso acontece ele emite um eletron e um neutrino, além de um próton que permanece no núcleo e muda o átomo.
b) está correto pois essa é a definição de uma partícula alfa
c) a radiação gama são radiações eletromagnéticas e por isso não possuem carga, então a ionização depende da carga elétrica
d) está correto o pq eu não sei dizer mas o sua capacidade de penetração é muito baixa
e)errado, a radiação gama tem alta capacidade de penetração
felipedosantosabino1:
será que não é a alternativa incorreta não?
Perguntas interessantes
Espanhol,
7 meses atrás
Espanhol,
7 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás