Racionais e Criolo, planetas diferentes
Chamaram a atenção dois anúncios de shows em São Paulo no final de 2014: Racionais MC's no Espaço das Américas (lugar para 8 000 pessoas) e Criolo, como sempre, em alguma unidade do Sesc.
Ambos são expressões da periferia da zona sul paulistana. Os Racionais, na estrada desde os anos 90. Criolo, ex-sambista, se destacou como rapper a partir de 2011.
Improdutivos, irascíveis, fora de controle, na contramão do "mercado", os Racionais construíram uma base de fãs no mundo real. Seus shows lotam de gente que pagou ingresso para valer, sem preço subsidiado.
Tenho dúvida se a cena da "nova MPB" da qual Criolo faz parte existe nesse mundo de verdade. Onde ela vive, sim, é nas páginas de jornais e revistas, nos blogs de "jornalistas" e "críticos" amigos e nas unidades do Sesc espalhadas pelo Brasil.
PEREIRA JÚNIOR, Á. Folha de S.Paulo, 3 jan. 2015.
Ao comparar Racionais MC's a Criolo, o articulista defende uma tese segundo a qual a arte estaria submetida a um critério que
a) condena o artista que se submete ao esquema de propaganda da indústria fonográfica.
b) estabelece um vínculo entre a qualidade da produção do artista e tempo de carreira.
c) coloca em primeiro plano o nível de fidelidade que o artista mantém às suas origens.
d) distancia o artista que exibe a realidade da periferia do que exibe a da zona nobre.
e) opõe a reputação do artista vinda do público da que é vinda da crítica especializada.
isadoratolentino976:
qual a resposta?
Soluções para a tarefa
Respondido por
31
Acerca do texto apresentado, está correto o apresentado na letra e. opõe a reputação do artista vinda do público da que é vinda da crítica especializada.
Isso ocorre porque, segundo o articulista, há uma evidente diferença entre os artistas que são adorados por um público real e por aqueles que são queridos nas mídias.
Isso porque o público real demonstra de fato o quanto uma banda é verdadeiramente adorada e seguida.
Respondido por
16
Resposta:
Letra E
Confia no sesiano
Perguntas interessantes