[Raciocínio lógico]
De três prisioneiros que estavam num certo cárcere, um tinha visão normal, o segundo era caolho e o terceiro era totalmente cego. Os três eram, pelo menos, de inteligência média. O carcereiro disse aos prisioneiros que, de um jogo de três chapéus brancos e dois vermelhos, escolheria três e colocá-los-ia em suas cabeças. Cada um deles estava proibido de ver a cor do chapéu que tinha em sua própria cabeça. Reunindo-os, o carcereiro ofereceu a liberdade ao prisioneiro com visão normal, se fosse capaz de dizer a cor do chapéu que tinha na cabeça. O prisioneiro confessou que não podia dizer. A seguir, o carcereiro ofereceu a liberdade ao prisioneiro que tinha um só olho, na condição de que dissesse a cor do seu chapéu. O caolho confessou que também não sabia dizê-lo. O carcereiro não se deu ao trabalho de fazer idêntica proposta ao prisioneiro cego, mas, à insistência deste, concordou em dar-lhe a mesma oportunidade. O prisioneiro cego abriu, então, um amplo sorriso e disse:
"Não necessito da minha vista;
pelo que meus amigos com olhos disseram,
vejo, claramente, que o meu chapéu é ... !"
Determine a cor do chapéu do cego. É também possível determinar as cores dos chapéus dos outros dois prisioneiros?
Soluções para a tarefa
Só se pode determinar a cor do próprio chapéu se todas as cores de um tipo já foram utilizadas, e veja que isso só se pode concluir se as cores de 2 prisioneiros são vermelhas. Se o prisioneiro de visão normal não pôde concluir a cor do seu chapéu, é porque os chapéus dos outros 2 prisioneiros não eram vermelhos. Se fossem, o terceiro chapéu seria obrigatoriamente branco.
O prisioneiro caolho, mesmo sabendo que (simultaneamente) seu chapéu e o chapéu do cego não podiam ser vermelhos, não pôde concluir nada. Isso porque o chapéu do cego é branco (pois, se fosse vermelho, ele saberia que o dele não poderia ser vermelho, sendo, portanto, branco).
O prisioneiro cego, confiante das habilidades intelectuais dos outros dois prisioneiros, concluiu que, em conta do caolho não saber a cor de seu chapéu, o dele seria branco.
Não é possível determinar as cores dos outros prisioneiros. Sabemos que a cor do cego é branco. O prisioneiro normal poderia tanto ver a cor do caolho vermelho ou branco (logo, o caolho é indeterminável) e mesmo assim não poderia concluir sua cor (o normal também é indeterminável).