R.M.S, 30 anos, sexo masculino, relata ter viajado para o Amazonas uma semana atrás. Foi internado no hospital Universitário, apresentando os seguintes sintomas: mal estar, cefaléia, cansaço, mialgia, febre de 40°C acompanhada de calafrios e sudorese. Após algumas horas a febre desaparece e o paciente passa a apresentar sudorese e fraqueza. Estes sintomas apresentam uma periodicidade de 48 horas. O médico que atendeu o paciente solicitou diversos exames. Na análise do esfregaço sanguíneo do hemograma, o biomédico observou estruturas intracelulares nos eritrócitos do paciente, como mostrado nas figuras abaixo:
De acordo com a história clínica do paciente e a avaliação laboratorial da morfologia das estruturas encontradas no interior dos eritrócitos (figuras acima), você suspeitaria de qual parasito? Por quê? Seria possível distinguir a espécie? Por quê? Discuta se outros métodos laboratoriais poderiam ajudar a comprovar o que foi observado no esfregaço sanguíneo e, consequentemente, concluir o diagnóstico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Suspeitaria de um protozoário do gênero Plasmodium. Porque os sintomas correspondem com o da malária, e também pelos simples fato de ser observado estruturas intracelulares nos eritrócitos, já que o Plasmodium se reproduz nas hemácias. Seria possível distinguir as espécies sim, porque os intervalos febris que são típicos da malária variam de acordo com a espécie.
OBS: a região para a qual ele viajou é bem comum a ocorrência de casos de malária.
Perguntas interessantes