Geografia, perguntado por KamilaMickaella6719, 11 meses atrás

r—aQUESTÃO 57O termo grilo, ou grilagem, tem sua origem na tentativa de transformar títulos falsificados, dando-lhes aparência de legais. O mecanismo utilizado, e que acabou denominando o processo de apropriação ilegal de terras públicas, era o de “comprar” dos cartórios ou de terceiros um falso título da terra e, para lhe dar uma certa aparência de autenticidade, o documento era colocado em uma gaveta com alguns grilos. Passado algum tempo, os grilos iriam alimentar-se das bordas da escritura e auxiliar na transformação do papel de cor branca para uma cor amarelada, ficando com um aspecto envelhecido. Assim, o título de propriedade da terra com esse novo visual daria maior credibilidade ao seu possuidor, que alegaria já ser proprietário daquela terra há algum tempo.A grilagem de terras públicas na Amazônia brasileira. Disponível em: www.mma.gov.br.Acesso em: 15 ago. 2014 (adaptado).Na região amazônica, uma consequência socioambiental da fraude descrita é o(a)O enfraquecimento da atividade agroindustrial.O desestruturação das fronteiras nacionais.0 expansão da agricultura de subsistência.© desmatamento da floresta nativa.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
45

A alternativa A é falsa, pois a grilagem é feita justamente com o objetivo de empregar as terras griladas para as atividades agroindustriais.


A alternativa B é falsa, pois a grilagem ocorre dentro do território nacional, que já foi historicamente estabelecido, não mudando o seu formato.


A alternativa C é falsa, pois o que é expandido é o agronegócio, não a agricultura de subsistência.


A alternativa D é verdadeira e representa um dos principais efeitos negativos do processo de grilagem, que acaba por destruir milhões de quilômetros de mata nativa.

Perguntas interessantes