quinta perguntar porq a água e o óleo não se mistura?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A água é conhecida como solvente universal porque uma grande quantidade de substâncias se dissolve nela. Porém, isso não acontece com todas as substâncias, como mostra o caso do óleo.
Como a grande maioria sabe, ao colocarmos óleo na água, eles não se misturam. Formam-se duas fases, sendo que o óleo fica na parte de cima, por ser menos denso que a água. Por isso, o óleo é chamado de hidrofóbico, que vem de hidro, que significa “água”, e fóbico, “fobia” ou “aversão”.
Esse termo passa a ideia de que as moléculas de água e de óleo se repelem mutuamente. Mas, na verdade, não é bem assim, porque as moléculas de óleo se atraem mais com as de água do que com as suas próprias moléculas. Isso pode ser visto se compararmos o formato de uma gota de óleo na água e uma gota de óleo em contato com o ar.
Explicação:
Em contato com o ar, as moléculas de óleo tendem a ficar num formato esférico, pois terão uma menor área de superfície, ou seja, um menor número de moléculas de óleo em contato com o ar. Já na água, a gota de óleo se espalha sobre toda a superfície, aumentando a superfície de contato com a água. Então, apenas dizer que o óleo tem aversão à água não explica o real motivo deles não se misturarem.
Resposta:
Vamos lá
Explicação:
Água e óleo não se misturam porque as moléculas de água são polares e as moléculas de óleo, apolares. Dessa forma, elas não se atraem. Água e óleo não formam uma mistura homogênea porque o óleo também é uma substância hidrofóbica, ou seja, repele a água.
- Moléculas Apolares: não existe diferença de eletronegatividade entre os átomos.
- Moléculas Polares: existe diferença de eletronegatividade entre os átomos, apresentando um polo positivo e outro polo negativo.