quimiquimioterapias
Soluções para a tarefa
Resposta:
A quimioterapia pode ser usada em diversas situações, que variam conforme a estratégia e esquema do tratamento. Os principais objetivos da quimioterapia são:
Curativo. Visa erradicar completamente o tumor. A maioria dos médicos não usa a palavra cura, exceto como uma possibilidade ou intenção. Assim, ao administrar um tratamento que tenha a chance de curar o câncer, o médico pode descrevê-lo como tratamento com intenção curativa. Não existem garantias da cura, embora a cura possa ser o objetivo. Geralmente, leva muitos anos para se ter certeza que um determinado paciente está realmente curado.
Controle da Doença. Se a cura não for possível, o objetivo é o controle da doença. Nesses casos, a quimioterapia é usada para diminuir e/ou impedir que o tumor cancerígeno cresça ou se espalhe. Isso pode melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida do paciente. Em muitos casos, o câncer não desaparece completamente, mas é controlado como uma doença crônica.
Paliativo. A quimioterapia também pode ser usada para aliviar os sintomas provocados pelo câncer, o que se denomina quimioterapia paliativa. Para tumores em estágio avançado, o objetivo da quimioterapia é melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida do paciente.