químicos importantes para a ciência e suas descobertas
PFV ME AJUDEEEEEEM
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Antoine Lavoisier
Antoine Lavoisier (1743-1794) foi químico, biólogo e vítima da Revolução Francesa. Sua descoberta mais famosa foi a lei de conservação de massa, que afirma que, embora as substâncias possam mudar de estado ou forma, elas mantêm a mesma massa. Isso foi importante porque permitiu que outros cientistas pensassem nas diferenças entre substâncias em termos diferentes das propriedades qualitativas.
Graças a Lavoisier, hoje sabemos o papel do oxigênio na combustão.
Ele também foi a primeira pessoa a identificar oxigênio e hidrogênio e também a perceber o papel do oxigênio na combustão - algo que agora é fundamental para entender quase todas as reações químicas. E você pode fazer aulas de química on-line para saber mais sobre esses pioneiros fantásticos...
2. John Dalton
Trabalhando com base nas teorias de Lavoisier, John Dalton (1766-1844) é hoje lembrado por propor sua teoria atômica, literalmente a base da química atual.
Essa teoria sugeria que toda substância é feita de átomos e que os átomos de cada elemento são idênticos. A teoria atômica de Dalton também sustentava que os compostos químicos são a combinação de átomos de diferentes elementos e que, nas reações químicas, esses átomos são rearranjados e combinados.
Em seus experimentos de química em laboratório, ele também estudou e, finalmente, formulou uma teoria do peso atômico. A partir dessa noção, chegamos à nossa compreensão das diferentes estruturas moleculares de diferentes substâncias.
Confira alguns fatos surpreendentes sobre átomos em nossa matéria sobre fatos loucos da química!
3. Amedeo Avogadro
Se você estudou química em qualquer nível de sua vida, já ouviu falar de Amedeo Avogadro (1776-1856), que nomeou uma lei científica, uma unidade química, um mineral e até uma cratera lunar. Como químico e físico matemático, ele foi pioneiro .
A grande descoberta de Avogadro é o que ficou conhecido como Lei de Avogadro, que afirma que, sob as mesmas condições de temperatura e pressão, os mesmos volumes de gases diferentes terão o mesmo número de moléculas. E para que serve isso? Em última análise, tal teoria ajudou a distinguir a molécula e o átomo, que ele chamou de "molécula elementar". Dalton nunca considerou a diferença, mas graças a Avogadro, pudemos conhecê-la!
O seu professor de química deve familiarizá-lo com todos esses nomes!
4. Jöns Jacob Berzelius
O último desses avós da química, Jöns Jacob Berzelius (1779-1848) foi tão importante quanto todos os anteriores. Berzelius é conhecido principalmente por formalizar a linguagem da química. Ele inventou o sistema de notação pelo qual nos referimos a diferentes elementos e criou termos fundamentais em físico-química, como catálise, polímero e o que chamamos de ligação iônica. Não apenas isso, mas ele também descobriu vários elementos: cério, tório e selênio.
No entanto, talvez o mais importante, Berzelius foi creditado como a primeira pessoa a medir com precisão o peso dos átomos. Com base no trabalho anterior de Dalton, o sucesso experimental de Berzelius nesse campo abriu o caminho para todos que vieram depois. Leia sobre os conceitos de química em nosso glossário aqui.
5. Talvez o químico mais famoso de todos: Dmitri Mendeleev
O trabalho de Dmitri Mendeleev (1834-1907) é algo que todos nós vimos em nossas vidas e ainda é o símbolo mais icônico da química: a tabela periódica. Não apenas um gênio da química, mas também interessado em geologia, meteorologia e outras disciplinas, ele provavelmente teve o impacto mais significativo no que entendemos por química.
Ele elaborou a tabela periódica dos elementos aparentemente em um sonho, no qual via padrões entre diferentes produtos químicos que podiam permitir que eles fossem organizados de uma determinada forma. Ainda sem conhecer todos os elementos que temos agora, ele deixou lacunas na tabela que mais tarde seriam preenchidas. Como tal, ele não apenas lançou as bases para futuros desenvolvimentos da química, mas também os previu.
Explicação: