Quimica
Faça 5 exemplo
de Balanceamento
Químico
Soluções para a tarefa
Explicação:
Reações químicas são representadas por meio de equações. As quantidades reagentes e formadas em uma equação são representadas por números e ajustadas por meio do balanceamento da equação química.
Balancear uma equação química é garantir que os átomos presentes na equação estarão em mesmo número nos reagentes e produtos.
Como os átomos não podem ser criados ou destruídos, as substâncias inciais são rompidas e transformadas em novas substâncias, mas a quantidade de átomos permanece a mesma.
Balanceamento químico
Uma equação química apresenta informações qualitativas e quantitativas das reações. As fórmulas representam as substâncias envolvidas na reação, enquanto que os coeficientes à frente delas apresentam a quantidade de cada componente da reação química.
Reação balanceada
Quando os reagentes se transformam em produtos, os átomos presentes na reação continuam os mesmos, só que rearranjados, como podemos observar a seguir.
Reação balanceada
Um átomo de carbono reagiu com dois átomos de oxigênio para formar uma molécula de dióxido de carbono. As quantidades são iguais nos dois termos da equação, mas houve uma transformação. Com esse exemplo demonstramos o que enuncia a lei de lavoisier.
:
Passo a passo:
1° passo: Sódio.
Iniciamos o balanceamento com o metal sódio, que aparece uma vez em cada lado da equação. Como reagiram 2 átomos de sódio, ajustamos o produto formado para que também tivesse 2 átomos de sódio.
O balanceamento é feito transpondo o índice do sódio reagente e usando-o como coeficiente no produto que tem átomo de sódio.
2° passo: Cloro.
Quando atribuímos um coeficiente ao NaCl, observamos que na reação se formaram 2 cloretos de sódio, sendo assim o próximo elemento ajustado foi o cloro, que no reagente só tinha 1 átomo.
O balanceamento inseriu o coeficiente 2 para o HCl.
3° passo: Carbono.
Observamos que o carbono só tem um átomo em cada lado, então não precisou fazer nenhuma alteração.
4° passo: Hidrogênio e Oxigênio.
O mesmo ocorreu para hidrogênio e oxigênio, pois observarmos que as quantidades de átomos foram ajustadas quando atribuímos os coeficientes anteriormente.