Química, constante de equilíbrio, me ajuda por favor
(UFPE) No início do século XX, a expectativa da Primeira Guerra Mundial gerou uma grande necessidade de compostos nitrogenados. Haber foi o pioneiro na produção de amônia, a partir do nitrogênio do ar. Se a amônia for colocada num recipiente fechado, sua decomposição ocorrerá de acordo com a seguinte equação química não-balanceada:
NH₃(g)--->N₂ (g) + H₂(g)
As variações das concentrações com o tempo estão ilustradas na figura abaixo:
....
A partir da análise da figura acima, podemos afirmar que as curvas A, B e C
representam a variação temporal das concentrações dos seguintes componentes da reação, respectivamente:
a) H₂,N₂ e NH₃
b)NH₃, H₂ e N₂
c) ,N₂, H₂ e NH₃
d)NH₃, ,N₂ e H₂
e)H₂ e NH₃ e N₂
Soluções para a tarefa
Olá!
Esta é uma questão de equilíbrio químico e físico-química.
Para iniciarmos a questão devemos balancear a equação química:
Se produz N₂, então deve ter no mínimo dois mols de amônio (NH₃), porém isso faz com que haja 6 mols de hidrogênio, então devemos multiplicar por 3 o número de H₂, resultando em:
2NH₃(g) -----> N₂(g) + 3H₂(g)
Bom, visto isso podemos começar a analisar o gráfico. Pela lógica da reação, o reagente (NH₃) é a única curva que deve diminuir pois sua concentração abaixa ao ser consumido para se tornar os produtos, então o NH₃ é a curva C.
Agora vamos ver os produtos: observando a própria equação balanceada vemos que o H₂ é produzido 3 vezes mais que o N₂, portanto sua concentração deve aumentar mais rapidamente que a do N₂. Então o H₂ corresponde à curva B e o N₂ a curva A resultando na resposta c).
Espero ter ajudado.
d) N2, H2 e NH3.
1º passo: balancear a equação química.
2 NH3(g) → N2(g) + 3 H2(g)
Com a reação balanceada, percebemos que é preciso 2 mols de amônia para que haja a decomposição em nitrogênio e hidrogênio. Também, a quantidade de hidrogênio produzida na reação, é três vezes maior que a de amônia.
2º passo: interpretar os dados do gráfico.
Se a amônia está sendo decomposta, então no gráfico sua concentração é máxima e vai diminuindo, conforme observamos na curva C.
Os produtos, como estão sendo formados, no início da reação as concentrações são zero e vão aumentando a medida que reagente se transformam em produto.
Como a quantidade de hidrogênio produzida é três vezes maior que de nitrogênio, então a curva para esse gás é a maior, conforme observamos em B.
O outro produto que está sendo formado é o nitrogênio, conforme observamos na curva A.