QUÍMICA, AJUDEM...
Albert Einstein [1879 - 1955], físico judeu-alemão que escreveu uma carta para Haber, na qual lamenta a decepção de Fritz em trabalhar para a alemanha na crença da decência daquele país, num futuro em que judeus e cristãos pudessem viver e trabalhar juntos. Este ideal por um país justifica o trabalho de Haber?
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Fritz Haber, assim como Albert Einstein também era judeu, porém, ao contrário de seu colega cientista, Haber nunca se posicionou contra o nazismo, chegando até mesmo a contribuir indiretamente para o triunfo alemão na guerra e o extermínio de milhares de judeus.
Desse modo, Haber era visto pela comunidade cientista como mocinho e como vilão, pois, se de um lado realizou a criação de fertilizantes que propiciariam a produção de alimentos em grande quantidade para atender as massas, contrariando a teoria de Malthus;
Por outro lado, contribuiu para a criação do Zyklon B, gás criado com o intuito de atuar como pesticida, mas que acabou sendo utilizado nas câmaras de gás para o extermínio de judeus.
Vê-se que de certa forma, o trabalho de Haber no ideal de um país justifica seu trabalho, mas não o exime das consequências que o mesmo acarretou na história mundial.
Espero ter ajudado =D