História, perguntado por VictoriaAndrade6525, 1 ano atrás

quilombo dos palmares zumbi dos palmares

Soluções para a tarefa

Respondido por IgorAlmeidaMelo
14

O Quilombo dos Palmares, localizado na Capitania de Pernambuco, atual região de União dos Palmares, Alagoas, era uma comunidade, um reino formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.[4]

Zumbi nasceu na Serra da Barriga, Capitania de Pernambuco, atual União dos Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue ao padre missionário português Antônio Melo[1] quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado 'Francisco', Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa.

Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco, cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa; a proposta foi aceita pelo líder, mas Zumbi rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.

Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por António Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a Serra Dois Irmãos). Apunhalado, resiste, mas é morto com vinte guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo de Castro. Em Recife, foi exposta a cabeça em praça pública no Pátio do Carmo, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.[3]

Em 14 de março de 1696, o governador de Pernambuco Caetano de Melo e Castro escreveu ao Rei:

“Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares".

Respondido por josuesilva2004
4

Olá! Tudo bem?

  • Vamos ao exercício, sobre Zumbi do Palmares!

*O que você entende sobre zumbi dos palmares?

Resposta: Zumbi do Palmares foi um grande e ultimo líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi conquistou a confiança dos Quilombolas devido suas estratégias de batalha, e sua coragem para lutar pela liberdade de culto e religião, e pelo seu grande anseio da abolição da escravidão.

Dando sua própria vida em prol da liberdade, sendo morto no dia 20 de novembro de 1695.

Por toda sua luta, hoje é considerado um grande símbolo da luta pela liberdade negra/luta pelo fim da escravidão dos negros da historia brasileira. Tendo assim o dia da sua morte como o dia da consciência negra.

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Att: Josué Silva.

Pense nisso: "Só fica escravos aqueles que tem medo de morre sobre os donos." (Zumbi dos Palmares)

Perguntas interessantes