(Questões UEG 2013/1) Analisando-se os quadrinhos, e partindo das leituras sociológicas e filosóficas, pode-se afirmar que:
A- o carro é o maior símbolo de consumo na sociedade moderna e conduz o ser humano para a felicidade.
B- na sociedade baseada no consumismo, a identidade social é construída de forma independente da posse ou do consumo de bens materiais.
C- o consumo e o status são formas básicas de competição social em uma sociedade na qual o ter se torna mais importante que o ser
D- o carro, no processo dialógico dos personagens, é um mero pretexto para demonstrar o valor da amizade.
Soluções para a tarefa
O gabarito é dado pela letra (C).
Letra C: o consumo e o status são formas básicas de competição social em uma sociedade na qual o ter se torna mais importante que o ser.
Porque, na realidade dos países menos desenvolvidos, o carro ainda é sinônimo de status social. Desse modo, podemos considerar que a divisão econômica dos bens é bastante desigual, o que intensifica a busca e a rivalidade por posse de bens de consumo mais desejados pelas classes sociais inferiores.
Nessa perspectiva, a sociedade acaba valorizando as posses de bens e não o ser humano em sua essência pura (que é ser).
Dessa forma, ocorre o que chamamos de valorização demasiada do aspecto patrimonial.
Se tem alguém capaz de lograr êxito, esse alguém é você!
Hoje em dia na sociedade do consumo muitas pessoas buscam excessivamente o uso de coisas, bens materiais e dinheiro, e isso é refletido na tirinha, portanto, a alternativa correta é a letra C.
Inúmeras pessoas acabam deturpando seus princípios por conta da capitalismo e da sociedade de consumo, assim, várias pessoas estão fadadas a ir mais pelo "ter" do que pelo "ser".
E isso é algo triste e lamentável, pois, as pessoas devem levar em consideração as experiências vividas, a diversão e também as coisas que o dinheiro não traz.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/11682441