Português, perguntado por natachalorena7484, 1 ano atrás

Questões sobre o texto Pai contra mãe- Machado de Assis.1- Por que Candido não consegue permanecer por algum tempo em um emprego?2- Qual o motivo da preocupação de tia Mônica com a chegada do filho do casal?3- Afinal, por que a tia acabou concordando com o casamento?4- Por que o "negócio" de pegar escravo fugido logo se transformou numa ocupação não rentável?5- O que era a "roda dos enjeitados"?6- Explique o título: "Pai contra mãe"

Soluções para a tarefa

Respondido por gabibraga88
213
Olá, tudo bem?

Vou te ajudar com estas questões.

O conto Pai contra Mãe, de Machado de Assis, embora tenha sido publicado pela primeira vez em 1906, ainda permanece bastante atual e é um dos retratos mais brutais do período da escravidão no Brasil.

1. O personagem Cândido não se adequava a nenhum ofício, por isso não ficava muito tempo em nenhum emprego. Então, resolve se tornar caçador de escravos fugitivos.

2. Tia Mônica se preocupa com a chegada do filho de Cândido e Clara porque Cândido, como caçador de escravos fugitivos, ganha muito pouco (quase nada) e não tem condição de dar sustento à criança.

3. Tia Mônica concordou com o casamento porque queria que Clara se casasse. Além disso, ela gostava de festas (patuscadas) e o casamento foi uma festa.

4. Cândido era muito bom em caçar escravos fugidos, porém com o tempo, os escravos já sabiam da sua eficiência e conseguiam fugir deles, bem como havia muito mais caçadores no mercado, o que diminuiu muito a procura pelo seu serviço.

5. A roda dos enjeitados era onde eram recebidos as crianças cujos pais não tinham condição de cuidar. Hoje, poderia-se comparar a um orfanato.

6. O título "Pai contra Mãe", à primeira vista, pensa-se que se trata de uma história de briga familiar. Mas, ao ler o contro, percebemos que trata-se da luta pelo filho  entre Cândido e a escrava grávida que ele encontra no caminho, quando vai levar seu filho à roda dos enjeitados, e decide devolvê-la ao Senhor. A mulher perde a luta e o filho, enquanto Cândido ganha dinheiro por capturá-la e, com isso, a possibilidade de criar seu filho.

Espero ter ajudado. :)     

Respondido por JLFagundez
1

1 – A história de Machado de Assis fala sobre Cândido não conseguir permanecer muito tempo em um emprego porque não conseguia estabelecer uma relação de afeição às funções no trabalho, não conseguia estabilizar-se. Ele não gostava de trabalhar.

Machado de Assis

Machado de Assis (1839-1908) foi um dos mais conhecidos poetas representantes da literatura brasileira.

O escritor foi o responsável por inaugurar o Realismo, tendo como obra inicial a chamada "Memórias Póstumas de Brás Cubas", publicada em 1881.

Dentre os poemas mais famosos:

  • Carolina.
  • A uma senhora que me pediu versos.
  • Livros e flores.
  • No alto.
  • Círculo vicioso.
  • ERRO.

Leia mais sobre Machado de Assis em: https://brainly.com.br/tarefa/17387997

2 – O motivo da preocupação de tia Mônica com a chegada do filho do casal era justamente o fato de Cândido não conseguir trabalho e não poder sustentar uma criança juntamente de Clara.

Quem era Clara?

Clara era a esposa de Cândido. Ela ficou grávida e trabalhava muito para tentar fazer algum dinheiro e poder sustentar o filho dos dois, mas não conseguiu dar conta da situação financeira da casa sozinha.

Ela morava com sua tia Mônica, auxiliando nas tarefas de casa e na profissão de costureira.

Leia mais sobre Clara, esposa de Cândido, em: https://brainly.com.br/tarefa/18578296

3 – A tia concordou com o casamento porque gostava muito de ir à festas, e porque o casal poderia se dar bem em algum momento.

Quem era a tia Mônica?

Mônica era a tia de Clara, e costureira. No início, ela era contrária à união do casal, pela falta de recursos deles.

Ela notava que a sua sobrinha fazia de tudo para poder auxiliá-la em suas atividades, porém, não concordava que Cândido não conseguisse estabelecer-se em um emprego para poder ajudar na criação e educação do filho.

Leia mais sobre educação infantil em: https://brainly.com.br/tarefa/24646859

4 – O "negócio" de pegar escravo fugido para trabalhar não deu certo e  não se tornou em uma ocupação rentável porque já não existia tantos negros fugidos. O conto foi publicado após a lei da abolição da escravatura.

Lei da abolição da escravatura

As leis abolicionistas eram a legislação que promovia a libertação dos escravos de maneira gradual.

Estas leis foram aprovadas entre a Lei Eusébio de Queirós (1850) e a Lei Áurea (1888).

A Lei Áurea, como mencionado, foi assinada pela princesa Isabel enquanto era regente do Brasil.

Seu pai, D. Pedro II, estava viajando no dia 13 de maio de 1888. O projeto de lei foi proposto por João Alfredo, deputado do Partido Conservador. Ela foi aprovada mediante a assinatura da princesa.

Leia mais sobre leis abolicionistas em: https://brainly.com.br/tarefa/22805311

5 – "Lugar de enjeitados" era o nome dado ao lugar mantido por religiosos onde abandonavam crianças.

"Lugar de enjeitados"

Enjeitados refere-se a àquele que é ou foi abandonado por seus pais quando nasceu com pouca idade. Pode ser "rejeitado".

Por isso o "lugar de enjeitados" foi usado na obra, pois as crianças eram deixadas sozinhas por religiosos.

Leia mais sobre abandono de crianças em: https://brainly.com.br/tarefa/25842374

6 – O título do conto chama-se "Pai contra mãe" porque reflete a tensão entre Cândido que pretende salvar o seu filho e a mulher grávida em fuga que era escravizada.

Pai contra mãe, de Machado de Assis

O texto fala de uma luta desigual entre um “pai branco” e uma “mãe negra” frente à luta do pai Candinho, que era um capturador de escravos fugidos, para poder permanecer com seu filho e não ter que abandoná-lo na roda dos enjeitados, que era onde abandonavam as crianças, e da escrava Arminda que estava grávida e lutava pela sua liberdade.

Leia mais sobre a obra Pai Contra Mãe em: https://brainly.com.br/tarefa/21307972

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes