Questões Sobre o Tema.
1)Enumere as ideias de Santo Agostinho e de São Tomás de Aquino.
2) Que Ideias eles tinham em comum?
3) Qual é a influência de Aristóteles sobre o pensamento de Santo Tomás de Aquino?
4) De que forma Santo Agostinho pretende utilizar a filosofia na religião ?
Soluções para a tarefa
Sobre Santo Agostinho e São Tomás de Aquino:
1) Santo Agostinho: valorizava o pensamento de Platão, as ideias ou formas no Espírito de Deus, Deus criou a matéria do nada e depois todo o universo, distinção de corpo e alma, mas não explica como corpo e alma se ligam, acredita na imortalidade da alma, a Igreja como supremacia do Estado, acredita na fé e na razão.
São Tomás de Aquino: valoriza o pensamento de Aristóteles, Deus é a causa e princípio das coisas, valorizando conceitos universais, o espírito de Deus contém as formas e matérias que constantemente cria novos objetos, fez distinção de corpo e alma, onde a alma é de origem divina e ligada ao corpo no nascimento, acredita na imortalidade da alma que como princípio vital, continua após a morte, tornando-se um ser espiritual por toda a eternidade, o homem como ser político deve lealdade à Igreja e Estado, estabelece relação de equilíbrio entre fé e razão.
2. Tinham em comum a fé, a razão e a revelação. Ambos utilizam de argumentos racionais para tentar dar significado a sua fé.
3. A influência de Aristóteles no pensamento de São Tomás de Aquino está na forma com que Aristóteles desenvolveu seu pensamento sobra o ser. Aristóteles postulou que todo conhecimento principia com os sentidos ou as sensações.
Desenvolveu uma concepção hierarquizada da realidade como união indissolúvel de matéria e forma, como potência de ato, a alma racional é o ato que faz da matéria-prima um corpo humano e como princípios de ser, a forma não subsiste sem o ser. Aristóteles também postulava o bem individual e coletivo, que reside na vida moral, quando a contemplação aproxima o homem de Deus.
4) Santo Agostinho utilizou a filosofia para dar sustentação a sua fé, ao estabelecer um equilíbrio entre a fé e a racionalidade.
Bons estudos!