QUESTÕES Responda no verso da folha. 1) O que são placas tectónicas? 2) Quais fenômenos naturais ocorrem devido ao movimento das placas? 3) Acredita-se que há milhões de anos os continentes eram unidos. Qual o nome da teoria que sustenta essa ideia? 4) Quais fatores justificam essa teoria? 5) Como era chamada essa junção de continentes apontada na teoria?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) As placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre. ... As placas tectônicas possuem zonas de encontro, locais caracterizados por cadeias montanhosas ou falhas e que apresentam terremotos, tsunamis e vulcões.
Podemos dar como exemplos de dois fenômenos naturais que podem ser causados pelo choque entre placas tectônicas os terremotos e os maremotos.
...
2 )A movimentação das placas também pode acabar resultando na formação de estruturas como:
montanhas,
fossas oceânicas,
atividades vulcânicas,
terremotos e.
tsunamis.
3) A ideia da deriva continental surgiu pela primeira vez no final do século XVI, com o trabalho do cartógrafo Abraham Ortelius. Na sua obra de 1595, Thesaurus Geographicus, Ortelius sugeriu que os continentes estiveram unidos no passado.
4) A teoria da deriva continental foi apresentada pelo geólogo e meteorologista alemão Alfred Wegener em 1913, com a publicação de sua obra clássica "A Origem dos Continentes e Oceanos" (Die Entstehung der Kontinente und Ozeane).
5) A teoria da Deriva Continental propriamente dita remonta ao início século XX, tendo surgido a partir das ideias do alemão Alfred Wegener em 1915
Explicação: