Português, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

Questões raciais sempre foram as bases de inúmeros discursos de dominação, como a colonização e escravidão, por exemplo. Os hebreus, para justificar o poderio frente a outros povos e, consequentemente, fundamentando o avanço territorial, já que seriam povos nômades na antiguidade, se utilizaram de trechos da Torá (livro sagrado dos judeus) para fomentar o avanço. Esse fundamento religioso dos hebreus, acabou sendo usado por parte do cristianismo para justificar a escravidão africana. Assim, assinale a alternativa que apresenta o trecho bíblico usado neste contexto. Alternativas Alternativa 1: Livro de Levítico, nas leis em que se proíbe casamentos inter-raciais. Alternativa 2: Livro de Gêneses, na narrativa em que José, filho de Jacó, é vendido como escravo. Alternativa 3: Livro de Gêneses, na narrativa em que Noé amaldiçoa os descendentes de Cam e Cannan. Alternativa 4: Livro do Êxodo, na narrativa em que Moisés relata as terras israelitas como propriedade dos hebreus, dada por Deus. Alternativa 5: Livro de Gêneses, na narrativa em que Abraão tem dois filhos, Isaque e Ismael, um descendente dos povos hebreus e outro dos povos árabes.

Soluções para a tarefa

Respondido por jeannecardoson
32
Resposta certa:

3. Livro de Gênesis, na narrativa em que Noé amaldiçoa os descendentes de Cã e Canaã.

Segundo o relato bíblico, Cã e aparentemente seu filho Canaã, faltaram com respeito ao patriarca Noé. Em resultado, Noé profetizou que os descendentes dessa família por meio de Canaã seriam dominados pelos descendentes da família do filho mais velho de Noé, chamado Sem.

Embora esse relato não fale nada a respeito da cor de pele escura, e os descendentes de Canaã, segundo o relato bíblico, tenha se estabelecido durante a Antiguidade no que hoje corresponde as terras do Estado de Israel e da Palestina, essa narrativa foi usada para justificar a escravidão de negros da África Ocidental Atlântica da Era Moderna.

Resta saber que ponto de ligação aos eruditos religiosos viram para associar a narrativa bíblica em questão com a escravidão africana.
Perguntas interessantes