Questões para serem resolvidas:
1. Passeando pela lagoa da Pampulha observei que suas águas apresentavam uma “nata” de cor esverdeada e alguns peixes mortos. Além disso, o odor era desagradável. Uma pergunta passou pela minha cabeça: porque a água da lagoa apresenta estas características?
a) formule uma hipótese possível de ser testada para esta questão
b) descreva de que forma(s) esta hipótese poderia ser testada.
2. Se quero avaliar a densidade de organismos de uma determinada área, que pontos devo considerar para o planejamento da minha amostragem?
3. Coletas de peixes foram realizadas mensalmente, durante um ano, em um reservatório, utilizando diferentes petrechos. Analisando o material coletado neste período, que tipo de informações podemos obter com esta amostra?
4. Quais as vantagens e problemas de uma amostragem?
Soluções para a tarefa
1. a) A lagoa encontra-se poluída e, possivelmente, eutrofizada.
b) Avaliação dos parâmetros como: concentração de nutrientes (parâmetros inorgânicos), quantidade de oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio entre outros.
2) Quantos pontos de coleta da amostra serão utilizados, qual a área e profundidade do lago para a conversão de medidas, estrutura para contagem de organismos, etc.
3) Em que estação do anos os peixes se reproduzem, em que estação do ano se encontram mais peixes no lago.
4) A vantagem da amostra é poupar o pesquisador do trabalho de ter que analisar todo um sistema, podendo fazendo estimativas com as amostras coletadas. Os problemas são que, para análise da amostra, a variabilidade não é controlada e o nível de confiança é definido pelo pesquisador, então se a amostragem teve problemas, nem sempre é possível detectar se o pesquisador não é habituado a fazer amostragem/fazer amostragem naquela área.