Questões discursiva sobre a revolução francesa
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta:questão 1: Antes da convocação dos Estados Gerais, uma terrível seca havia afetado as plantações francesas e imposto uma grave crise de abastecimento entre a população. Ao mesmo tempo, o governo do país experimentava uma grave crise financeira que se desenvolvia sob a responsabilidade de um governo monárquico interessado em sustentar os privilégios e benesses que as classes aristocrática e clerical usufruíam nesta mesma época de crises.
questão 2: Os nobres e grandes proprietários de terras almejavam realizar a consagração de leis que amenizassem os problemas econômicos nacionais. Por outro lado, burgueses, pequenos comerciantes e trabalhadores desejavam que os Estados-Gerais tivessem a capacidade de realizar mudanças ainda mais profundas, capazes de aplacar os anseios de grande parte da população.
questão 3: Tradicionalmente, os votos dos Estados-Gerais eram contabilizados “por Estado”. Ou seja, a escolha mais votada pelos integrantes de cada Estado contabilizava apenas um voto nas modificações jurídicas a serem aprovadas por aquela assembleia. Com isso, ao ter o frequente apoio do clero, a nobreza conseguia aprovar ou vetar a maioria das leis. Por outro lado, o Terceiro Estado, representante da burguesia, mesmo tendo a maioria numérica, não conseguia aprovar leis por ter apenas um voto garantido a seu favor.
questão 4: Não aceitando as reformas limitadas propostas pela nobreza e se sentindo prejudicados pelo sistema de funcionamento dos Estados-Gerais, os integrantes do Terceiro Estado se rebelaram no Palácio de Versalhes e se trancaram em uma sala jurando sair de lá somente quando a França pudesse ter uma constituição inédita. Mediante os problemas da época e as urgentes necessidades de reforma, clero e nobreza acabaram acatando o estabelecimento dos Estados Gerais.
questão 5: Apesar de se sustentar em princípios de igualdade, liberdade e fraternidade, a Declaração se mostrou limitada e conservadora ao preservar o direito de propriedade da nobreza e determinar o sufrágio censitário como critério de concessão do direito ao voto a cada um dos cidadãos franceses
espero ter te ajudado