Questões 1º Série 1) “O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são o que são, e das coisas que não são o que são.” A afirmação de Protágoras parece sugerir que tipo de concepção? Explique-a. 2) Os sofistas ficaram conhecidos por ensinar a retórica em uma sociedade que valorizava a prática de falar em público. O cidadão ateniense, ao participar das assembleias, precisava saber argumentar para defender suas posições. Para Sócrates, no entanto, o bom argumento, a palavra e as técnicas de persuasão só seriam válidos quando utilizado em quais situações? 3) O que seriam as “verdades universais” defendidas por Sócrates? 4) O que defendem os relativistas? 5) Quais são as ideias defendidas pelos absolutistas? 6) Em resumo, quais eram as ideias de Heráclito? 7) Resuma as ideias defendidas por Parmênides. 8) Na teoria das formas de Platão, existem duas realidades: a sensível e a inteligível. Explique o que é realidade sensível e o que é realidade inteligível.
Soluções para a tarefa
Abaixo, seguem as respostas das questões sobre o pensamento filosófico antigo e da política medieval.
Respostas das questões sobre Filosofia:
1. Protágoras, ao proferir a seguinte frase: "o homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são o que são, e das coisas que não são o que são", quis dizer que a verdade é medida somente pelo ser humano. Ela não pode ser encontrada em esfera transcendental, mas sim na realidade e no pensamento humano.
2. Para Sócrates, o bom argumento, a palavra e as técnicas de persuasão só seriam válidos para refutar conhecimentos do senso comum e sem base lógica ou científica.
3. As "verdades universais" socráticas são aquelas que são evidenciadas depois de investigações e de pensamento constante. Assim, são verdades buscadas e verificadas.
4. Os relativistas defendem que não há uma única verdade no mundo e que tais verdades são evidenciadas pelos homens, pois partem unicamente deles.
5. Os absolutistas defendiam a ideia de que o Estado deveria ser regido pelo seu poder, sem haver ação dos súditos (cidadãos). Neste sentido, o poder emanava do rei sem democracia.
6. Heráclito dizia que o fogo era o princípio do mundo e da natureza, poois simbolizava o devir, isto é, o movimento. Assim, cunhou o lema: "panta rei". "Tudo é mudança".
7. Parmênides, ao contrário de Heráclito, acreditava que, no mundo, existe uma substância imutável e que dá origem a tudo o que existe. Tal substância é o Ser. Tudo o que existe possui o Ser em si, mas tudo o que não existe, não há Ser.
8. Para Platão, a realidade sensível é a cópia do Mundo das Ideias, ou seja, tal realidade é ilusória e não apresenta o que há de verdadeiro. Já o Mundo Inteligível é o local onde as formas e as ideias são encontradas. É o mundo da eternidade e da perfeição.
Saiba mais sobre a Filosofia Antiga em: https://brainly.com.br/tarefa/5615249
#SPJ1