Biologia, perguntado por lalu5, 11 meses atrás

Questões:

1° De que maneira os seres humanos interferem na homeostase dos ecossistemas?

2° Por que a visão utilitarista e antropocêntrica agrava as consequências ambientais das atividades humanas?

3° Desenvolvemos práticas solidárias de preservação?

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
6
Olá!
Vamos separar as perguntas por partes:
1 - A interferência dos homens nos ecossistemas já data de muito tempo atrás. Uma das principais consequências do uso desenfreado de alguns artifícios tecnológicos seriam exatamente a poluição das indústrias causando o desparecimento de muitos ecossistemas (marinho, por meio de uma poluição dos dejetos industriais), o desmatamento, a liberação de químicos na atmosfera causando a chuva ácida ou o efeito estufa, afetando indiretamente muitos ecossistemas, dentre outros. 
2 - A partir do momento em que o ser humano se enxerga como o mais adaptado e o mais forte para a sobrevivência e permanência nos espaços terrestres, o mesmo não se vê em harmonia com outras espécies, o que acaba em consequências terríveis para os animais. No entanto, não somente o homem acaba por impactar negativamente os animais, mas também à natureza. Sabendo que o homem depende da natureza para a sobrevivência, seria considerado como um "tiro no pé", visto que é importante um equilíbrio entre todas as espécies. 
3- Apesar de algumas práticas ainda se permanecerem, visualiza-se uma melhora no que tange à práticas de preservação ambiental. Movimentos desde às práticas escolares como horta produtiva , coletas de lixo nas praias e nos ambientes, apontam para uma maior conscientização da sociedade, fator muito positivo para a manutenção dos ecossistemas ao redor. 
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes