QUESTÕES
10
Acerca do pensamento de John Locke, considere o excerto a seguir:
"Embora vivendo no século XVII, o inglês John Locke exerceu influência muito grande nos séculos seguintes por causa
das concepções sobre o liberalismo e a teoria empirista do conhecimento. Merece destaque também a sua teoria
pedagógica, expressa em Pensamentos sobre educação." (ARANHA, 2006, p. 156)
(ARANHA, Maria L. A. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.)
6C
16
Observe as afirmativas sobre a temática:
1 - Locke desenvolve uma espécie de concepção sobre a mente infantil e sobre a educação que enfatiza o papel do
educador como aquele que deve fazer interferências no processo educacional, proporcionando experiências aos alunos
que favoreçam o uso da razão.
11 - Enquanto crítico da educação medieval, Locke estabelece uma crítica na ênfase dada ao latim em contrapartida à
língua vernácula e ao cálculo.
III - Com base numa pedagogia realista, Locke recusa a retórica e o excesso de lógica, propondo que, no lugar, fosse
ensinado História, Geografia, Geometria e Ciências naturais.
IV - Locke defendeu a universalização da educação, incluindo uma formação igual para aqueles que iriam governar e
aqueles que seriam governados, no objetivo de acabar com a exclusão própria da educação.
Assinale a alternativa correta que representa as afirmativas associadas com a concepção de Locke, exposta no excerto.
Soluções para a tarefa
A concepção de Locke sobre educação:
III - Com base numa pedagogia realista, Locke recusa a retórica e o excesso de lógica, propondo que, no lugar, fosse ensinado História, Geografia, Geometria e Ciências naturais.
John Locke, foi grande filósofo sistematizador do empirismo e sustentava que uma criança “é cera que pode ser formada e moldada como quisermos, é como uma tabula rasa”, já que “nada há no entendimento que previamente não tenha estado nos sentidos”.
A mente do homem quando nasce é como um papel em branco, sem ideia de Deus nem de coisa alguma. A base do conhecimento são as ideias simples que procedem da experiência sensível, enquanto as ideias complexas não são mais que fusões e combinações das anteriores. Locke rejeitou os pontos de vista metafísicos afirmando que nada podemos saber, com certeza, acerca da natureza essencial das coisas nem da finalidade do universo.
Se as ideias eram adquiridas apenas a partir da experiência, a educação unicamente podia render frutos quando o educador reproduzisse diante dos alunos a ordem de sucessão das impressões e ideias necessárias para a formação adequada do caráter e da mente.
A educação, deveria estimular o desenvolvimento natural do educando: era importante fortalecer sua vontade e, para isso, havia que fomentar a saúde e a robustez corporal, a autonomia pessoal, a atividade e laboriosidade, a honestidade e, sobretudo, corresponderia propender a formar membros úteis à comunidade.
Bons estudos!
Resposta:
Apenas as afirmativas I, II e III
Explicação:
Seu pensamento exerceu grande influência nos séculos seguintes por causa das concepções sobre o liberalismo e a teoria empirista do conhecimento. Merce destaque sua pedagogia expressa em Pensamentos sobre educação. Ao criticar o racionalismo de Descartes, Locke desenvolve uma concepção da mente infantil e da educação, enfatizando o papel do mestre ao proporcionar experiências fecundas para auxiliar no uso correto da razão. Locke lamenta a ênfase no latim e o descaso com a língua vernácula e o cálculo; Sua pedagogia realista recusa a retórica e os excessos de lógica, ressaltando o estudo de história, geografia, geometria e ciências naturais; Valoriza a educação física e, como médico e de saúde frágil, dá inúmeros conselhos para o fortalecimento do corpo, aumento da resistência e do autodomínio; Os jogos constituem excelentes auxiliares na educação, como exercício físico, desafio de possibilidade de superação dos próprios limites; Como representante da cultura burguesa, valoriza o estudo de contabilidade e escrituração comercial,numa preparação ais ampla para a vida prática; recomenda aprendizagem de algum ofício, como jardinagem ou carpintaria, sem que isso signifique valorizar o trabalho manual como tal, mas como necessidade de desenvolver uma atividade qualquer, segundo a perspectiva da escola ativa; Os fins da educação concentram-se no caráter, muito mais importante que a formação intelectual, embora esta não devesse absolutamente ser descuidada; Ao contrário de Comênio, Locke não defende a universalização da educação. Para ele, a formação dos que irão governar e a daqueles que serão governados deviam ser diferentes configurando-se assim o caráter elitista da sua pedagogia. clique aqui