Questões 1/ Questão D. Nos Códigos de 1830 e 1890, o marido é considerado adultero se responsável pela manutenção financeira da amante Os três fragmentos legais elencados a seguir, vigentes em diferentes momentos, versam sobre o adulterio, caracterizando-o enquanto crime. O primeiro texto foi retirado das Ordenações Filipinas de 1603; o segundo, do Código Criminal de 1830 e ültimo texto pertence ao Código Penal de 1990, promulgado após a Abolição da escravidão. A descriminaliza ção do adulterio aconteceu apenas em 2005.com a Lei n. 11.106. Documentos Documental p. 36 Ordenações Filipinas, 1603 Document Documental 36 Código Criminal, 1830 Documentos em Lapi. 16 Código Penal, 1890 Após a leitura dos documentos, selecione a alternativa mais pertinente A. E possivel traçar um elo entre a sociedade patriarcal constituida com o respaldo de uma justiça criminal que subordinava a mulher ao homem e a naturalização da violência contra ela B. As Ordenações consideravam legitimo o assassinato cometido pelo marido a esposa adultera e ao amante, independente da condição social dos homens envolvidos C. No Brasil, homens e mulheres não eram iguais perante a lei, e isto fica evidente em todos os textos legais apresentados
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
letra c
Explicação:
interpretação básica de texto
rafaelcg60:
Como você deduz ser a letra C se você não está tendo acesso a documentação histórica que embasa a questçao?
Respondido por
2
Sobre os códigos legais apresentados em respeito do adultério e seu caráter criminal, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra:
- A. É possível traçar um elo entre a sociedade patriarcal constituída com o respaldo de uma justiça criminal que subordinava a mulher ao homem e a naturalização da violência contra ela.
Análise das Questões Sobre Adultério e seu Caráter Criminal
- a) Está CORRETA, pois é devido esse caráter patriarcal da nossa sociedade que em suas relações e estruturas sociais põe o homem em uma posição de poder sobre a mulher.
Essa naturalização da violência contra a mulher fica evidente quando no código penal brasileiro existia a "legítima defesa da honra" que que não estava na lei, mas era aplicado na hora de avaliar crimes de assassinato de mulheres por seus parceiros.
- b) Está INCORRETA, pois não consideravam como legítimo o assassinato.
- c) Está INCORRETA, pois os textos não trazem ideia de igualdade perante a lei como um todo. A lei mostra sobre o adultério e também não é apenas relações com o código penal brasileiro.
Saiba mais sobre "Adultério" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6310927
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
ENEM,
6 meses atrás
Administração,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás