Questões
1. Por que é possível afirmar que as ideias dos filósofos do século XVIII sobre o sentido do termo civilização são eurocêntricas?
2. Por que não podemos chamar qualquer agrupamento humano de civilização?
3. Explique o que Jaime Pinsky pretendeu criticar ao apontar que as novas técnicas e invenções do Período Neolítico, se isoladas do contexto, são apenas comodidades.
4. Explique por que o autor afirma que sem cidades não há civilização.
Soluções para a tarefa
1) É possível afirmar que os valores dos filósofos do século XVIII são eurocêntricos porque seus ideais estavam baseados em sua cultura, que era europeia, vistos como valores de uma sociedade ideal.
Os valores observados em outros povos eram vistos como inferiores e desprezados pelos filósofos da época. A Europa era vista por todos como o "centro do mundo", pois era considerada um modelo de sociedade.
2) Não podemos chamar qualquer agrupamento humano de civilização porque é preciso que haja dentro de uma civilização um conjunto de normas e regras formais que foram estabelecidos para os governantes e para os governados.
3) O que Jaime Pinsky quis criticar sobre as invenções do neolítico, que em um determinado contexto poderiam ser vistas como comomodidade, porque elas estão relacionadas a todo um contexto de transformação socioeconômica da sociedade.
Elas não podem ser estudadas apenas como grandes descobertas, mas como algo que trouxe mudanças significativas para a sociedade do neolítico. Não foram apenas acontecimentos isolados que melhoraram vida da sociedade, mas que causaram uma grande revolução.
4) Sem cidades não há civilização porque as cidades são os locais onde a sociedade consegue se organizar através do governo, sistema de leis e crença para se desenvolverem.
As primeiras cidades
Segundo vestígios arqueológicos, as cidades teriam surgido na região da Mesopotâmia, onde as cidades de Eridu, Ur e Uruk foram fundadas. A presença de rios na região o desenvolvimento de sistemas de irrigação foram essenciais para que o surgimento destas cidades ocorresse.
Europa como centro do mundo
Europa passou a ser o centro do mundo a partir da Idade Moderna, passando a ser a protagonista na história da humanidade. Este fator está associado ao fortalecimento da burguesia europeia que constrói e desenvolve seus valores baseados no capitalismo.
Através destes valores e de revoluções históricas dentro do próprio continente, a Europa foi capaz de se expandir seus aumentado seus territórios em diversas regiões do mundo.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a civilização eurocêtrica em: https://brainly.com.br/tarefa/549138