Questões. 1. O que foi a Revolta da Vacina? 2. O que essa revolta causou? 3. No começo do século XX como era o Rio de Janeiro? 4. Qual a questão que surgiu com o crescimento urbano dessa cidade? 5. No começo do século XX, com que o Rio de Janeiro padecia? 6. Qual foi o saldo da Revolta da Vacina? 7. O que aconteceu nos protestos do dia 13de novembro? 8. O que a população achou da proposta da vacinação obrigatória? 9. Para implantar a reforma, Rodrigues Alves encaminhou o projeto para Francisco Pereira Passos, prefeito da cidade. O que aconteceu nessa reforma? 10. Qual a objetivo das ações sanitárias no território urbano, sob a liderança do sanitarista Oswaldo Cruz?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1A Revolta da Vacina foi um motim popular ocorrido entre 10 e 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil.
2A grande quantidade de lixo acumulado pelas ruas do Rio de Janeiro causou a proliferação do vírus da varíola e também de ratos e mosquitos que são os transmissores de doenças graves, como a febre amarela e a peste bubônica.
3No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro enfrentava sérios problemas sociais. Epidemias de doenças como a febre amarela assolavam os cortiços imundos da região central. O saneamento básico era precário e a população concentrava-se no Centro da cidade em condições precárias de higiene.
4O espaço público era ocupado, à força, pelos manifestantes. A fúria se voltava contra automóveis, calçamentos. O governo perdeu o controle da capital, só retomado com a repressão do Exército, da Marinha e da Guarda
Para a maior parte da população, vítima de seu alheamento das decisões políticas, de uma modernização autoritária que desalojava os moradores e expulsava-os das regiões centrais, de um poder público que agravava cada vez mais suas condições de vida.
5 muitas coisas mais objetivamente Vacina.
6 protesto, indignação e entre outras..
7Os protestos ganharam volume e força no dia 13 de novembro, o que fez com que a violência se espalhasse pelas ruas do Rio de Janeiro. Prédios públicos foram invadidos, houve vandalismo nas ruas, bondes foram incendiados, e barricadas foram formadas em diferentes bairros da cidade.
8 muitos não gostaram e acabou causando revolta
9 foi responsável pela demolição de centenas de edifícios, o que fez com que milhares de pessoas pobres fossem desalojadas de suas casas.
10 Junto desse processo de modernização eram realizadas ações sanitárias no território urbano, sob a liderança do sanitarista Oswaldo Cruz, com o objetivo de erradicar as doenças que tanto atingiam o Rio de Janeiro.