Questões:
1- O conto chinês e a reportagem da revista 'Isto é' trazem duas vertentes populares da palavra
ambição. Quais são estas vertentes? Aponte no texto passagens que atestam o seu ponto de
vista.
2- Qual a sua concepção de ambição?
3- Relate alguma ambição passada que se tornou realidade. Diga de onde surgiu seu desejo.
O que você acha que o ajudou a conseguir o que desejava?
4- Você já teve algum desejo que foi alterado ao longo do tempo? O que o levou a mudá-lo?
5- Sobre as respostas que você deu a respeito das alternativas acima, quais as conclusões que
você pode extrair delas?
Soluções para a tarefa
Faltou inserir o conto ''Um Ambicioso Pedreiro'' e a matéria sobre a estilista Mariana Zeli, publicado na sessão de comportamento da revista ISTOÉ.
1)
O conto ''Um Ambicioso Pedreiro'' apresenta o conceito de ambição relacionado à sentimentos negativos como a inveja e a cobiça. O personagem do conto não era motivado por pensamento positivos de crescimento e evolução, mas sim pelo desejo daquilo que era do outro.
A matéria publicada na ISTOÉ, por outro lado, aponta o conceito de ambição associado aos sentimentos positivos de crescimento pessoal e evolução, associado à uma grande perseverança. Trata-se da vontade de crescer na vida, e não de ter o que é do outro.
2)
A ambição é aquilo que nos faz mudar o estado em que estamos e nos mover em busca de um ideal. Quando ultrapassa limites, torna-se algo ruim, pois associa-se com sentimento negativos.
3)
Esta pergunta é pessoal, mas você pode relatar alguma situação da sua vida onde conseguiu algo que queria muito. Pode ser a conclusão de um curso, de um projeto, ou até mesmo algum item valioso que você obteve com seu próprio esforço.
4)
Esta pergunta também é pessoal, mas você pode responder contando sobre algo que quis muito, mas agora não deseja mais. Pode ter relação com a profissão que deseja seguir ou até mesmo algo que já quis mudar em você mesmo.
5)
As conclusões que podemos chegar é que se estamos cercados por pensamentos negativos, relacionados à inveja e cobiça, seremos levados por uma ambição ruim. Do contrário, se olhamos para nossa própria vida, e não para a das outras pessoas, somos capazes de chegar em nossos próprios conceitos de felicidade, e trilharemos um caminho melhor.
Espero ter ajudado, bons estudos.
RespostarRespostas
Explicaçãor: