Questões:
1. Explique por que o rei D. João III determinou a criação do Governo-Geral no Brasil.
2. Identifique as principais funções do governador-geral do Brasil.
3. Explique o que eram as missões jesuítas e aponte quais eram seus objetivos.
4. Comente sobre o papel da Confederação dos Tamoio durante a invasão francesa no
Rio de Janeiro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa
2.à administração fazendária, e de ouvidor-geral, como autoridade máxima da justiça.
3.O principal objetivo era catequizar os índios.
4.Uma aliança entre indígenas
espero ter ajudado⊙﹏⊙
Explicação:
1)O Governo-Geral foi criado por ordem do rei português D. João III em 1548. No ano seguinte, nomeou-se na América Portuguesa o primeiro governador-geral: Tomé de Sousa. O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa.
2)O cargo de governador-geral foi criado em 17 de dezembro de 1548 com o objetivo de centralizar as atividades administrativas na colônia. Neste mesmo contexto foram estabelecidos os cargos de provedor-mor, destinado à administração fazendária, e de ouvidor-geral, como autoridade máxima da justiça.
3)As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses.
4)Caracterizado como um movimento de resistência, a confederação foi chefiada por líderes indígenas do Litoral Norte paulista e sul fluminense. Juntos, eles organizaram uma revolta contra os colonos portugueses, que além de explorar o território, buscavam escravizar a mão de obra indígena.