História, perguntado por djully304, 11 meses atrás

Questões
1. Como a colônia de imigrantes japoneses que
vivia no estado de São Paulo estava dividi-
da em relação ao final da Segunda Guerra
Mundial?
2. Quais eram os objetivos da Shindo Renmei?
Como a organização agia?
3. O que levou muitos imigrantes japoneses não acreditar que o Japão havia se rendido na guerra? Levante hipóteses.
4. O rádio, principal meio da comunicação da época, noticiou a rendição do Japão. Atualmente, o rádio ainda tem essa função? Explique.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Asho
132

Resposta:

1. A colônia japonesa estava dividida entre "Derrotistas",(os japoneses que acreditavam que o Japão havia perdido a guerra) e os "Vitoristas" ou "Patriotas" (os que não acreditavam)

2. Tinha o objetivo de corrigir os "Derrotistas" e propagar a ideia de que o Japão não havia perdido a guerra.

3. Resposta pessoal

4. Sim, o rádio ainda é responsável por transmitir informações porém com a globalização a internet assumiu esse papel e atualmente é mais usada que o rádio.


djully304: muito obrigada pela ajuda
Respondido por gabipquintana
4

1) Durante a guerra os imigrantes e seus descendentes sofreram um isolamento cultural e social e a uma forte pressão psicológica que propiciou o espalhamento de boatos falsos envolvendo o Japão. Com o fim da guerra, os danos foram agravados resultando no início de ataques nucleares ao Japão até a rendição de seu monarca.

2) Os integrantes da Shindo Renmei se recusaram a acreditar nas notícias sobre a derrota do Japão. A partir daí, traçaram como objetivo a punição dos conformistas, e a divulgação da própria "verdade" deles que o Japão venceu a guerra, além de defender a honra do imperador.

Essa punição era a execução dos que acreditavam no rendimento do imperador. Primeiro, o grupo mandava uma carta para o conformista pedindo para ele decepar a sua própria barriga. Caso ele negasse, o grupo o executava. Essa prática tem haver com a autopunição por conta da desonra de ter duvidado do imperador.

3) Muitos imigrantes japoneses não acreditavam por conta das notícias falsas que rondavam as suas próprias revistas. Os Shindo tinham grande poder aquisitivo e produziam suas próprias notícias afim de espalhá-las para a comunidade japonesa. Além disso, o fato de que as pessoas que não concordarem com eles serem executadas, faz com que elas sejam obrigadas a desacreditar na rendição do imperador.

4) Atualmente o rádio é um dos diversos canais de comunicação e fonte de notícias. Podemos ouvir através dele as notícias sobre guerra, porém é interessante pesquisar em mais fontes de informação afim de evitar pontos de vista tendenciosos, pois as notícias falsas são uma realidade presente até hoje.

O início da guerra

Muitos imigrantes não acreditavam que havia tido um ataque com uma bomba tão poderosa que pudesse devastar tantas vidas em minutos. A intenção do Japão ao atacar os Estados Unidos era de expulsá-los da Ásia, o que permitiria que o Japão exercesse o controle sobre todo o continente.

Todavia, a decisão japonesa foi um grande erro, pois subestimava a capacidade econômica e de mobilização para a guerra deles.

Espero ter ajudado! Que tal complementar os seus estudos aprendendo sobre as guerras mundiais? Acesse https://brainly.com.br/tarefa/20622222

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes