QUESTIONÁRIO SOBRE DOM PEDRO I - PRIMEIRO REINADO DO BRASIL
1) Quem foi o primeiro Imperador do Brasil e quantos anos durou o primeiro reinado?
2) Qual acontecimento histórico ficou conhecido como a Noite da Agonia?
3) Quais poderes faziaiii parte da Constituição claborada pelo Imperador Dom Pedro I?
4) O que representava o poder moderador?
5) A favor de quem Dom Pedro I abdicou do trono em 7 de abril de 1831?
6) Na página 129 do livro leia o conteúdo do título: NOVA REVOLTA EM PERNAMBUCO, após escreva em seu caderno um resumo sobre o conteúdo lido.
urgente
Soluções para a tarefa
Resposta:
POR FAVOR RESPONDE LA MINHA PERGUNTA EU TENHO QUE ENTREGAR HOJE O DEVEEEWR
Resposta:
1- O Primeiro Reinado é um período que se estendeu de 1822 e 1831, sendo a fase em que d. Pedro I foi imperador do Brasil. Esse momento de nossa história iniciou-se com a declaração de independência, em 7 de setembro de 1822.
2- Ficou conhecida como Noite da agonia a madrugada de 12 de novembro de 1823 no Rio de Janeiro, isso porque as atividades da primeira Assembleia Constituinte do Brasil independente não ocorriam de forma tranquila e harmoniosa. Após a Proclamação da Independência em 7 de setembro de 1822 os ânimos não se acalmaram.
3- Pedro I. O principal desejo do imperador foi inteiramente atendido, com o estabelecimento de Quatro Poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. O Poder Moderador era representado pelo próprio imperador e estava acima dos demais poderes. O imperador tinha atribuições diversas e amplos poderes no país.
4- A Constituição, ao estabelecer o Poder Moderador conferiu ao imperador um importante instrumento que lhe permitia intervir em caso de conflitos interinstitucionais, assegurando sua preponderância sobre os demais poderes.
5- A abdicação de Dom Pedro I ocorreu em 7 de abril de 1831, sendo forçado a deixar o trono em favor de seu filho, Dom Pedro II, então com cinco anos de idade.
6- A Revolução Pernambucana foi um movimento social (revolta) de caráter emancipacionista ocorrido em Pernambuco no ano de 1817. É considerado um dos mais importantes movimentos de caráter revolucionário do período colonial brasileiro.