questionário filósofos e educação
Soluções para a tarefa
Resposta:5 Filósofos que revolucionaram a educação
Olá,
A educação é algo que pode ser modificada por diversos profissionais de várias áreas. Em geral professores que desejam tornar o aprendizado mais adequado e eficiente, transformando a sociedade em um lugar melhor através da educação. Matemáticos, físicos, sociólogos, filósofos. Todos eles se misturam quando o ideal do ensinamento é a máxima, um dos maiores objetivos de vida.
Os filósofos são uns dos principais modificadores da educação, sempre objetivando compreender melhor o funcionamento do aprendizado. Estipulando melhores maneiras de ensinar, para que as crianças, os jovens, os adultos, sejam pessoas melhores e mais capazes de lhe dar com o mundo, tornando-o cada vez mais próspero e menos corrupto.
Este artigo apresentará 5 filósofos que não só modificaram, mas que revolucionaram a educação. As suas maneiras tentaram transformar e combater ideias opressoras e ultrapassadas.
Conheça cinco pessoas que revolucionaram a educação
1 – Juan Amos Comenius
O primeiro desta lista também é o mais antigo dela. Viveu durante um período bastante medieval, principalmente no centro da Europa. Alguns chamam Comenius de pai da dialética moderna, era um pensador a frente de seu tempo. Compreendia as dores da miséria e da perda, por esses motivos tentou a todo custo mudar o mundo pelo jeito correto, transformando para melhor a vida das gerações futuras.
Juan Amos deixou mais de 200 obras, mas seu principal feito para a educação está registrado na “Didática Checa” (1627). Em suas obras, ele deixou claro suas ideais sobre a educação desde a infância até o pós-universitário. Desejava formar pessoas críticas, “pessoas” porque em uma época onde apenas os nobres e o clero tinham acesso à educação, Comenius pregava a sabedoria para todas as classes sociais e gêneros.
2- Jean-Jacques Rousseau
O homem do “O Contrato Social”, um dos livros mais estudados pela filosofia e sociologia. Em sua obra mais famosa, Rousseau dizia que o homem se tornou corrupto quando foi inserido na sociedade moderna. A civilização destruiu o ser “puro” que estava em estado de natureza. Ainda dizia que o homem nasce livre da “sujeira”, que se transforma quando habita o social.
Talvez por isso Jean-Jacques tenha tido tantos ideais para a educação. Sabia que através dela poderia mudar o panorama da sociedade. Rousseau diz em suas obras que a criança não deve ser tratada como adulta e que cada fase da vida tem suas particularidades, suas características únicas e sabendo disso é que se deve trabalhar seu aprendizado.
3 – Johann Heinrich Pestalozzi
Pestalozzi viveu um drama pessoal feito por uma sociedade que promove a luta entre pobres e ricos. Johann acreditava que a educação era capaz de tirar o homem da selvageria, transformando-o em algo maior. Ainda afirmava que o lar era o melhor lugar para a educação e que uma escola deveria se parecer com ele, pois assim seria confortável ensinar de forma eficaz e prática.
4 – John Dewey
Um expoente, ou o maior deles, na educação pragmática. Dewey dizia que a ideia só serve se conseguirem ser colocadas na prática. Um ensinamento de nada vale se não for acoplado em seu dia a dia. John queria que a educação trabalhasse o raciocínio dos alunos e seus espíritos críticos.
5- Anísio Teixeira
No Brasil, Anísio atuou no campo da educação no início e metade do século XX. Prezava o intelecto, contrapondo seus pensamentos ao ensinamento de memorização. Objetivava a capacidade de julgamento. Defendeu no país o ensino gratuito, público, laico e obrigatório.
Explicação: