Questionário:
1. Qual a obra literária considerada o marco inicial do período trovadoresco em Portugal?
2. Escreva a diferença entre a cantiga de escárnio e a de maldizer.
3.. O que são Cancioneiros?
4. O que é trovador?
5. O que é teocentrismo? E feudalismo?
6. Quem foi o mais famoso rei trovador?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Cantiga da Ribeirinha
2- A cantiga de escárnio-lírico faz critica de duplo sentido a alguém. A cantiga de maldizer faz criticas também mas não tem duplo sentido.
3- Os cancioneiros da época são coletâneas de lirismo trovadoresco galaico-português (cantigas de amigo, cantigas de amor, cantigas de escárnio e de maldizer).
4- O conceito está associado ao verbo trovar, cuja ação consiste em criar e interpretar versos e diversas composições de tipo poético. Uma trova, de facto, é um verso ou uma certa classe de criação métrica.
5- O teocentrismo é a concepção segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana. Contrapõe-se ao antropocentrismo que e o homem no centro de tudo.
Conceito de feudalismo: sistema político, econômico e social que vigorou na Idade Média.O feudalismo tem inicio com as invasões germânicas (bárbaras ), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa). As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.
6- Dom Dinis I de Portugal. Foi o sexto rei de Portugal, e ficou conhecido como Rei Trovador, por suas várias cantigas de amor e de amigo, e ainda como Rei Lavrador.
Explicação:
Resposta:
1.O marco inicial do Trovadorismo é a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Esta fase da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, quando começa o Quinhentismo.
2.as cantigas de escárnio se baseiam numa crítica ou sátira com duplo sentido para uma determinada pessoa. Já nas cantigas de maldizer, por mais que também exista a sátira por trás, não são acompanhadas de duplos sentido, sendo compreendidas como cantigas com objetivos mais diretos.
3.Cancioneiro é qualquer livro impresso ou manuscrito que contenha uma coletânea de canções, e por extensão, o registro sonoro destas canções. Dependendo da época em que a música foi composta, os cancioneiros podem ser divididos entre medievais, renascentistas e contemporâneos.
4.Trovador, na lírica medieval, era o artista de origem nobre do sul da França que, geralmente acompanhado de instrumentos musicais, como o alaúde ou a cistre, compunha e entoava cantigas. Normalmente, os trovadores eram homens, mas houve trovadoras, também nobres.
5.Teocentrismo é a doutrina que considera Deus o centro de todo o Universo e responsável pela criação de tudo o que há nele. Esta filosofia era amplamente defendida na Idade Média e baseada nos preceitos da Bíblia. O feudalismo foi um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política.
6.Dom Dinis I.
Espero ter ajudado!