Questionário
1. O que era o padroado?
2. O que era a maçonaria?
3. Por que a Igreja não gostava da maçonaria?
4. Como era o exército no governo de D.Pedro II?
5. Por que os cafeicultores do Oeste Paulista, não queriam mais D.Pedro II no poder?
6. A abolição da escravatura em 1888, foi boa para o Imperador? Justifique
7. Quem passou a conspirar?
8. Como foi a Proclamação da República?
9. Você sabe o que é uma república? Justifique
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Padroado é uma instituição de cariz socioeconómico que se caracteriza por um conjunto de regalias usufruídas por uma determinada entidade, denominada padroeiro, geralmente o fundador de uma igreja ou de um mosteiro.
2. Maçonaria consiste em organizações fraternas que remontam às fraternidades locais de pedreiros que, a partir do final do século XIV, regulamentavam as qualificações de sua profissão e sua interação com autoridades e clientes.
3. A Igreja Católica não aceita que os seus fieis sejam da maçonaria e historicamente já se opôs radicalmente a esta sociedade secreta, devido aos princípios anticristãos maçônicos, em especial os deístas, libertários e humanistas ou iluministas.
4. O Exército era inicialmente composto de mercenários brasileiros, portugueses e estrangeiros. A maioria de seus comandantes eram mercenários e oficiais portugueses leais a Dom Pedro.
5. Por que assim ele ficaria com todo o lucro que eles tivessem ou até mesmo poderia proibir eles de plantar café.
6. Não. A escravidão era a maode obra mais importante do país no século XIX, pois por ser mais barata era mais eficaz, pois os negros detinham o trabalho mais pesados e faziam de tudo na época.
7. Getúlio Vargas
8. A Proclamação da República Brasileira foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo o então chefe de estado, imperador
9. A República é uma estrutura política de Estado ou forma de Governo em que, segundo Cícero, são necessárias três condições fundamentais para caracterizá-la: um número razoável de pessoas; uma comunidade de interesses e de fins; e um consenso do direito.
espero ter ajudado ^-^